Vegana bate recorde em campeonato europeu de levantamento de peso

A atleta belga e vegana de levantamento de peso Sahyuri Lalime conquistou este mês um título e bateu um recorde no Western European Equipped & Classic PL Championships 2022 em Aulnat, na França.

“É o meu primeiro título e recorde europeu. Os últimos dois anos foram difíceis e cheios de contratempos. Parece um ótimo começo para um novo capítulo na minha história com o levantamento de peso”, disse Lalime.

O seu recorde no campeonato foi garantido ao levantar 195 quilos no levantamento terra. Além disso, Lalime, que é tetracampeã belga de levantamento de peso, também executou o agachamento livre com 162,5 quilos e o supino com 80 quilos.

A atleta que tornou-se vegana em 2015, mas já não consumia carne desde 2003, conta que a competição foi muito disputada. Seu título foi garantido na categoria aberta até 63 quilos. “Foi uma batalha do início ao fim.”

Em entrevista ao Great Vegan Athletes, ela contou que sua motivação para abdicar primeiro do consumo de carne foi “baseada puramente em não querer matar animais.”

Sahyuri Lalime trabalhava em uma estação de rádio na faculdade quando conheceu o veganismo por meio de um grupo de punks. “Eu ainda não sabia que a indústria de laticínios era tão vil, se não mais vil, do que a indústria da carne. Então eu quis fazer a transição para o veganismo.”

Ela revelou que ainda consumiu alguns produtos com laticínios durante um tempo. “Eventualmente, meu sentimento de culpa sobre o sofrimento dos animais nas indústrias de laticínios e ovos superou minhas outras culpas e me tornei vegana.”

Hoje, sua alimentação inclui aveia, banana, pasta de amendoim, mirtilo, tofu, arroz, brócolis, pepino e couve. “Também tomo muitos smoothies de proteínas, além de comer feijão, lentilha, grão-de-bico, tempeh, seitan, quinoa e frutas e vegetais da estação. Mantenho vegetais congelados para refeições rápidas. No inverno, faço sopa de lentilhas e ervilhas partidas.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *