Pesquisar
Close this search box.

Vegana bate recorde mundial de esqui indoor

A atleta norueguesa vegana Hege Jenssen bateu um recorde mundial de esqui indoor ao completar 100 quilômetros em 7h23m51s, em parceria com sua amiga Ingunn Selvåg, utilizando uma Concept 2. O recorde foi reconhecido recentemente e elas receberam um certificado.

Hege também foi campeã norueguesa em 2019 de snatch e biatlo. Como ela já havia se destacado no esqui, que é parte do biatlo, ela decidiu dedicar-se ao esqui indoor durante a pandemia – até que teve a ideia de tentar atingir um recorde.

Sobre o esqui indoor, ela diz: “Comecei a experimentar distâncias maiores e fiz uma maratona em 2021.” Para manter a energia durante a prática que garantiu o recorde, ela consumiu géis energéticos, doces veganos e leite de soja com chocolate.

Vegana há 13 anos, Hege Jenssen divulgou que começou a treinar somente depois que virou vegana. “Então toda a minha força e resistência foram construídas a partir de vegetais.”

Hege, que é do norte da Noruega, região que segundo ela não é muito familiarizada com uma dieta à base de vegetais, tornou-se vegana por influência de discursos de ativistas dos direitos animais, incluindo o famoso discurso de Gary Yourofsky. Atualmente ela trabalha para a organização de direitos animais norueguesa Noah.

Entre os alimentos consumidos pela atleta vegana, ela cita aveia, tofu, grão-de-bico, pastas de oleaginosas, batata, cenoura, beterraba, brócolis e couve-flor, além de berries, laranjas e maçãs.

Hoje, Hege Jenssen treina principalmente com kettlebells e busca aperfeiçoar seu desempenho no snatch, embora também se dedique ao levantamento terra, agachamento e clean – participando de circuitos de crossfit.

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *