Vegana Greta Thunberg entra para a lista da Time de pessoas mais influentes de 2019

“Greta viu seu poder em nós e nós vimos o nosso poder nela” (Acervo: Europarlamento)

A vegana e ativista pelo clima Greta Thunberg entrou para a lista da revista Time de cem pessoas mais influentes de 2019. “Greta viu seu poder em nós e nós vimos o nosso poder nela. Lutando em seu país de origem, a Suécia, por um futuro livre de poluição, degradação ambiental e mudanças climáticas, Greta está inspirando os estudantes e envergonhando adultos apáticos”, justifica a Time.

Aos 16 anos, Greta, que na semana passada pediu o apoio do Papa Francisco na luta contra as mudanças climáticas, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho à frente dos projetos Youth Strike for Climate e Fridays for Future, que visam conscientizar autoridades do mundo todo sobre a importância de se combater as mudanças climáticas. Ela começou esse trabalho sozinha em agosto do ano passado, e desde então tem inspirado muitos no mundo todo.

No início do mês, a jovem ativista foi anunciada como a vencedora do Prix Liberté, que reconhece o esforço de pessoas comprometidas com a luta pela liberdade e pelos direitos humanos. O prêmio é coordenado pelo governo da região francesa da Normandia em parceria com autoridades acadêmicas, o jornal Quest France e o Instituto Internacional de Direitos Humanos.

Greta Thunberg ficou conhecida internacionalmente no ano passado quando viajou até Katowice, na Polônia, para participar da Conferência do Clima da ONU. Na ocasião, a adolescente disse aos líderes de aproximadamente 200 países que eles estão roubando o futuro de seus filhos ao não se empenharem como deveriam para diminuir as emissões de gases do efeito estufa e impedir o aquecimento global.

“Somos nós que vamos viver neste mundo. Se eu viver até os 100 anos, estarei viva em 2103 e teremos que conviver com a bagunça deixada pelas gerações mais velhas. Nós vamos ter que resolver isso pra eles. Isso não é justo”, discursou.

Depois que se tornou vegana, Greta conseguiu convencer toda a família a adotar o veganismo. Além disso, para reduzir a pegada ecológica, também não viajam de avião. “Estamos aqui para informar que a mudança climática está chegando, quer você goste ou não. O verdadeiro poder pertence ao povo”, disse na conferência.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *