Veganismo ajuda a impulsionar mercado de levedura nutricional

Uma das opções preferidas quando o objetivo é garantir um sabor semelhante ao do queijo e de outros análogos em alimentos veganos (Foto: Shutterstock)

Com o crescimento do veganismo tem aumentado também a procura por ingredientes de origem não animal que agreguem mais sabor e nutrientes no preparo de uma grande diversidade de alimentos.

Nesse meio, um dos destaques hoje é a levedura nutricional, uma das opções preferidas quando o objetivo é garantir um sabor semelhante ao do queijo e de outros análogos em alimentos veganos.

Com uma crescente utilização, e também no segmento de panificação e massas, a levedura nutricional ajudará a impulsionar o mercado global de leveduras orgânicas para um valor de pelo menos R$ 3,17 bilhões até 2025, com taxa de crescimento anual composta de 10,5%. Para o final deste ano, a previsão é de R$ 1,9 bilhão, conforme dados da empresa de pesquisa global Markets and Markets.

Consumidores mais conscientes

“Fatores como o aumento da conscientização dos consumidores sobre saúde e bem-estar, maior adoção do veganismo e vegetarianismo, juntamente com a necessidade de encontrar substitutos para o glutamato monossódico em produtos alimentícios, estão impulsionando o crescimento do mercado.”

Já o extrato de levedura orgânica, que também é um ingrediente com grande potencial de crescimento, deve ter sua utilização ampliada em sopas, caldos, molhos e temperos – em substituição a diversos ingredientes considerados prejudiciais à saúde.

“Os extratos de levedura também são usados ​​na indústria de panificação para melhorar o aroma e o prazo de validade dos produtos”, destaca a pesquisa. Hoje os derivados de levedura também têm uma crescente abertura na vinificação – como realçadores de sabor.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *