Vegano conquista quinto título mundial de levantamento de peso

O atleta vegano Ryan Stills conquistou este mês no Canadá o seu quinto título mundial de levantamento de peso. Ryan competiu na categoria até 120 quilos no IPF Masters World Championships.

O atleta garantiu o título ao executar agachamento livre com 310 quilos, levantamento terra com 330 quilos e 190 quilos no supino. “A primeira tarefa ao competir internacionalmente é conseguir a vitória”, declarou.

Ryan tornou-se vegano em 2019 e garante que em nenhum momento enfrentou qualquer dificuldade como atleta. Ele também é objetivo sobre sua motivação: “Não quero que um ser senciente sofra ou morra por minha causa.”

O atleta começou a acumular títulos em 2016 e, depois que fez a transição para o veganismo, não deixou de vencer campeonatos de levantamento de peso em nenhum ano.

Em 2021, ele venceu o Campeonato Mundial de Powerlifting na Suécia. Também recebeu o prêmio de melhor powerlifter. Foi sua vitória este ano no Campeonato Nacional de Powerlifting nos EUA que o classificou para conquistar o seu quinto mundial no Masters da Federação Internacional de Powerlifting.

“Assim que cheguei à conclusão de que não podia permitir desculpas para não me tornar vegano, jurei encontrar uma maneira de garantir isso. E encontrei.”

Segundo o atleta, em seu meio ainda é muito comum os atletas acharem que é loucura não consumir carne. No entanto ele diz que sua experiência também é uma forma de mostrar que eles estão errados.

Ryan Stills costuma consumir shakes de proteínas de ervilha, tofu, seitan e tempeh. O que também facilita sua vida como vegano é que ele vive em Portland, no Oregon, considerada um bom lugar para veganos. “Temos muitos restaurantes veganos.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *