Vegano vence campeonato internacional de jiu-jitsu

O lutador vegano de jiu-jitsu brasileiro Jorge Pastor venceu nos EUA o Santa Cruz International Open, realizado em parceria com a Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF em inglês).

Pastor que na categoria peso pena garantiu o primeiro lugar, ficando com o ouro no campeonato realizado no mês passado em Santa Cruz, na Califórnia, fez a transição para o veganismo em 2016.

“Nós temos o veganismo como um parâmetro em nossa academia. Nosso lema é: ‘Ame os animais, cuide do planeta e ajude uns aos outros'”, diz Jorge Pastor, que também é treinador e vive na Cidade do México.

Outra referência vegana em jiu-jitsu brasileiro é o estadunidense David Meyer, que já conquistou nove títulos mundiais.

Meyer, que hoje tem 59 anos, costuma lutar em duas categorias – peso meio-pesado e peso aberto. Ele atribui sua capacidade de ainda garantir grandes resultados nos campeonatos à sua dieta à base de vegetais.

Meyer tirou a carne do prato em 1985 e em 2000 fez a transição para o veganismo. “Descobri uma maneira extremamente saudável de me alimentar. Isso me dá mais energia, é melhor para o meio ambiente. Estou moralmente comprometido em não prejudicar os animais”, declarou em entrevista ao Geat Vegan Athletes (GVA).

“Espero que, conforme mais e mais pessoas ouçam sobre o veganismo, elas estejam abertas a considerá-lo.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *