Vegano vence ultramaratona internacional na China

O mongol Budjargal Byambaa já havia batido o recorde asiático em 2019

O corredor vegano mongol Budjargal Byambaa venceu este mês a Corrida de Seis Dias de Xiamen, na China, uma difícil ultramaratona internacional em que o atleta garantiu a vitória após correr 710 quilômetros, mantendo uma média de 118 km por dia. Byambaa já havia vencido a ultramaratona em 2019, quando bateu o recorde asiático.

Segundo o ultramaratonista que se tornou vegano no mesmo ano em que venceu pela primeira vez a Corrida de Seis Dias de Xiamen, abdicar do consumo de produtos de origem animal só trouxe benefícios. De 2019 para cá, Byambaa conquistou mais de 20 vezes o primeiro lugar em ultramaratonas realizadas na Ásia e na América do Norte.

Só em 2024, foram seis vitórias em grandes maratonas, incluindo a maior corrida de rua do mundo, a Sri Chinmoy, também conhecida como Corrida das 3.100 milhas, com duração de dez dias. Ele venceu a competição também em 2017, 2019 e 2023.

Byambaa também continua sendo o recordista nacional de corridas de 24 horas na Mongólia, assim como da Icarus Florida, nos EUA.

“O veganismo é a escolha certa para mim”, diz o atleta que consome muitos vegetais, incluindo frutas e oleaginosas. Ele conta que horas antes de uma competição costuma consumir abacates, bananas e oleaginosas (castanhas), que ajudam também em seu desempenho porque beneficiam as articulações – o que é muito importante para corredores.

Entre as frutas mais consumidas por Budjargal Byambaa também estão coco, uva, laranja, tangerina, maçã, kiwi pera e manga. Há competições em que ele mantém-se hidratado com água de coco fresca em vez de água.

Além da escolha de Budjargal Byambaa também beneficiar os animais, já que ele não participa da exploração deles, ele avalia que ser vegano também o ajudou na busca de sua força interior.

Clique aqui para ler mais matérias sobre esportes.

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça uma doação à Vegazeta.
Sua contribuição é importante para o nosso trabalho.