Acredito que veganos votando no Bolsonaro estão sendo os mais especistas

Bolsonaro recebeu apoio massivo das bancadas ruralista, armamentista e evangélica (Foto: Reprodução)

Eu acredito realmente que veganos votando no candidato Jair Messias Bolsonaro (PSL) estão sendo mais especistas. Mas por que? Esse voto para muitos é uma reação de desprezo pelo PT, e nesse caso quem vai pagar a conta são os animais, simplesmente porque a intransigência humana desconsidera até mesmo as lutas em defesa dos mais vulneráveis.

Não vejo maior prova dessa desconsideração do que ignorar o endosso formal das três bancadas que historicamente neste país mais objetificaram e desprezaram os animais – ruralista, armamentista e religiosa. Ninguém nega que a JBS cresceu assustadoramente no governo PT, e que há sim muita culpa nos benefícios concedidos à JBS, mas, francamente, eu não acho prudente ficar olhando pra trás quando um candidato a presidente já firmou compromisso para os próximos quatro anos de transformar o Brasil em um país ainda pior para os animais, com apoio de centenas de deputados que olham para os animais como objetos, bens de consumo e até mesmo lixo.

Estou falando de um candidato a presidente que apoia abertamente caça (mesmo que você diga que seja apenas javali, ainda assim é caça). Ademais, firmou compromisso com o Clube de Caça de Goiânia. O senhor Bolsonaro também apoia vaquejada, pesca em área de proteção ambiental e já disse que vai sair do Acordo de Paris, que é o único compromisso do Brasil com a redução da emissão de gases do efeito estufa, o que pode inclusive acarretar sanções contra o Brasil. Sem qualquer preocupação, deixou claro que as questões ambientais passarão pela bancada ruralista, o que coloca as nossas reservas naturais em risco premente.

Fico imaginando qual vai ser o futuro de uma nação onde uma vitória política pode significar a fusão de um ministério tão importante quanto o do meio ambiente com o da agricultura (conforme plano de governo do candidato), ainda mais em um país onde o lucro está acima de tudo. O que pensariam sobre isso figuras como Chico Mendes, a freira Dorothy Stang, José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo? Mortos brutalmente tentando defender aquilo que não tem preço – o meio ambiente.

Vivemos no país que mais mata ativistas ambientais, e há pessoas que querem eleger um candidato que inclusive sugeriu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 916/13, que previa a proibição aos agentes de fiscalização ambiental de usarem armas de fogo, em oposição ao decreto 6.817/09. Que momento estranho, que realidade estranha.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. vamos pensar pelo lado racional, não existe probabilidade no mundo de se parar uma matança , animais sempre vão morrer para as pessoas comerem. Infelizmente sou contra, mas por um lado existe um motivo e causa, agora fazer uma empresa matar muito além do necessário para simplesmente juntar milhões para pagar propina. Infelizmente seja o pensamento vegano que for não existe lógica. Quer queira ou não quando o Bolsonaro rejeitou o valor da JBS ele acabou querendo ou não salvando milhares de vidas que seriam sacrificadas em prol de propinas. Ja o PT não ligou momento algum para isso, aceitaram e ainda arrancaram bilhões de propina da JBS. Agora em época de política esse demônio disfarçado do HADDAD para enganar as pessoas vem se fazer de santinho, você acredita cegamente que ele liga para animais, se ele agora virou as costas em época de política pro cara que ele mais idolatra no mundo o LULA só para ganhar uma campanha? Se ele fez isso com alguém que ele ama, o que ele faria com você? Com animais que é apenas uma carcaça de carne para estas pessoas? Eu sou vegano a 6 anos , mas quando vejo esse tipo de post sinto vergonha em falar que sou vegano, não tem lógica alguma . O bolsonaro terá que aprovar leis, se houver , terá passeatas na rua, o que não quer dizer que ele consiga fazer algo. Ja o HADDAD vai continuar tirando bilhões de vida para manter a vida de luxo dele em propina…. não adianta falar que não, quem vota em PT esta sim patrocinando a morte de bilhões de animais que não teriam que morrer sem motivo seja ele qual for. PT NUNCA , PT JAMAIS, PTJBSMORTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *