Veganos distribuem comida em protestos contra racismo nos EUA

Sol Chaney também frisou que sua missão é tornar a comida vegana acessível a todos, especialmente àqueles que vivem em áreas de baixa renda (Foto: Sol Sips/Divulgação)

Nos EUA, protestos contra o racismo que se intensificaram desde a morte do ex-segurança George Floyd por policiais no dia 25, têm contado com a contribuição de veganos que, além de endossarem as manifestações, estão distribuindo comida para os manifestantes.

Um dos exemplos mais emblemáticos é o do restaurante vegano Sol Sips, situado no Brooklyn, e fundado há 23 anos por Francesca “Sol” Chaney, que tem abastecido os protestos em Nova York com sua comida.

Para atender aos manifestantes, Sol lançou o programa Black Supper, que deve distribuir refeições gratuitas até este domingo (6). Ao Time Out, de Nova York, ela contou que sua inspiração veio da luta pelos direitos civis nas décadas de 1950 e 1960.

Comida vegana acessível para todos

Sol citou que os Panteras Negras tinham um programa de distribuição gratuita de comida, intitulado “Free Breakfast for School Children”, para atender crianças de escolas públicas em situação de carência alimentar.

“Depois veio Georgia Gilmore, que secretamente alimentou o movimento pelos direitos civis. Ela precisava atuar em sigilo porque, uma vez que você nutria a comunidade negra, as pessoas viam isso como algo ameaçador”, destacou.

Sol Chaney também frisou que sua missão é tornar a comida vegana acessível a todos, especialmente àqueles que vivem em áreas de baixa renda.

Outra iniciativa a favor do movimento Black Lives Matter partiu da Chili On Wheels, organização que distribui comida vegana nos EUA há anos e que também tem dado suporte às manifestações, assim como o coletivo vegano Veggie Mijas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *