É errado dizer que veganos seguem uma dieta vegana?

Se uma pessoa se alimenta de “forma vegana” por ser vegana, não vejo nada de errado em dizer que a sua alimentação é vegana, já que ela é vegana (Foto: Vegan Australia)

Particularmente, não vejo problema em chamar a alimentação de um vegano de dieta vegana porque há também uma atribuição de identificação e assimilação. Por exemplo, se uma pessoa não consome nada de origem animal por ser vegana, não vejo nada de errado em dizer que a sua alimentação é vegana.

A Vegan Society também costuma se referir à alimentação dos veganos como dieta vegana, e há inúmeros autores que vão nessa esteira. O conceito de “dieta vegana” apareceu em 1944 com a criação da Vegan Society. Já a dieta plantbased sim acaba se enquadrando na simples busca por saúde e qualidade de vida, porque surgiu dessa forma, visando o bem-estar humano – o que significa que pode estar ou não dissociada das preocupações morais e éticas do veganismo. Inclusive o termo plantbased também é usado por não veganos que, por questões individuais e transitórias ou não, têm uma alimentação saudável à base de vegetais.

Acho que usar o termo “dieta vegana” é uma questão mais pessoal, de preferências, mas francamente não vejo problema em alguém dizer que sua alimentação ou dieta é vegana. Não creio que isso em si tenha de fato um impacto negativo, ou que faz com que as pessoas associem veganismo com dieta justamente pelo uso do termo “dieta vegana”, que também é parte do veganismo.

Acredito que importante é o entendimento do que seja o veganismo. Normalmente quem qualifica veganismo como dieta o faz porque ainda não sabe o que é o veganismo, e não porque alguém chama uma dieta de dieta vegana. Sou da opinião de que uma pessoa vegana pode tanto dizer que tem uma alimentação ou dieta vegana quanto vegetariana. Encaro como uma escolha pessoal, assim como a qualificação de uma empresa ou produto como vegano.

Se fôssemos realmente nos apegar à literalidade, poderíamos dizer também que empresas e produtos, mesmo que livres da exploração animal, não podem ser veganos, já que ser vegano é uma atribuição dada a seres humanos. Então alguém poderia dizer que não há produtos veganos, mas sim produtos para veganos. No entanto já se falava em produtos veganos na década de 1950.

Por outro lado, entendo quando as pessoas levantam esse tipo de questionamento, já que há uma preocupação com a banalização ou desvirtuação do veganismo, mas não creio que seja um problema verdadeiramente crônico, que dificulta o entendimento do que é o veganismo. Ademais, o uso da palavra vegana ou vegano quando não associado a pessoas muitas vezes é usada como um recurso de aproximação, similaridade, possibilidade – de mostrar que é possível ser vegano.

Por exemplo, hoje mais do que nunca se fala em empresas veganas, produtos veganos, eventos veganos, entre outros exemplos. Encaro como um caminho para mostrar que a mudança está mais próxima das pessoas do que elas imaginam, bastando querer. Porém, entendo também a preocupação com o uso inadequado de termos associados ao veganismo, até porque há intenções e colocações que de repente podem ser equivocadas ou não muito claras.

Sobre dieta

Dieta, ao contrário do que muitos acreditam, não significa especificamente seguir um programa alimentar planejado por profissional, mas ter qualquer rotina, planejada ou não, de hábitos alimentares, sejam esses hábitos nocivos ou benéficos à saúde. Então considerando esse fato, todo mundo que se alimenta tem uma dieta, boa ou ruim, independente da forma como isso impacta em sua vida.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *