Não vire as costas para os animais

Você sabe que a exploração existe e tem conhecimento do mal que ela causa (Foto: Acervo Small Holders UK)

De vez em quando, ou mais do que isso, alguém diz que veganos são hipócritas porque não estão completamente livres da cadeia de violência contra animais que envolve o sistema de consumo. Sim, essa pessoa tem razão sobre não estarmos completamente livres dessa cadeia, mas sabe por que veganos não são hipócritas?

Justamente porque assumem a responsabilidade de não contribuir com a exploração animal. Afinal, há um esforço em evitá-la. Você sabe que a exploração existe e tem conhecimento do mal que ela causa. Por isso, entende que não tem o direito de fazer isso com os animais. Então ser vegano é um esforço constante para livrar-se das armadilhas de um sistema que explora os animais o máximo possível, e claro que em consequência de uma grande demanda, já que são os consumidores que mantêm o estado atual das coisas.

Ser vegano é um constante esforço 

Porém, hipocrisia, na minha opinião, é saber que a exploração animal existe, que é possível fazer um esforço para não tomar parte nisso, e ainda assim virar as costas e apontar o dedo para quem tenta contribuir com uma vida mais digna para os animais não humanos, ou para que pelo menos não sejam trazidos ao mundo para sofrer.

Muitos veganos empenham-se em conscientizar as pessoas sobre as consequências do consumo baseado na subjugação de animais. Além disso, a partir do momento que a indústria reconhece que as pessoas já não aprovam o uso de animais em um produto, ou que sejam realizados testes em animais, ela é obrigada a rever o seu papel, se não junto aos animais, pelo menos junto aos consumidores, o que já força uma desaceleração que envolve esse tipo de exploração.

É importante não ignorar que se estamos imersos em um universo onde muitos produtos são de origem animal ou trazem algo de origem animal na composição é porque a maioria da população continua indiferente à exploração e ao sofrimento animal; assim inexistindo uma maior demanda que poderia mudar os rumos das nossas relações com os animais.

Por exemplo, as opções de alimentos e outros produtos isentos de exploração animal vão surgindo conforme as pessoas recuam-se a financiar um sistema injusto e mortífero.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *