Veganos promovem ação em supermercado de Caxias do Sul (RS)

“A maioria das pessoas é contra a crueldade, mas, todos os dias, milhões de indivíduos são submetidos a uma violência invisível” (Imagem: Divulgação)

No último dia 17, um grupo de ativistas veganos realizou um ato de conscientização em defesa dos animais. A ação em um supermercado de Caxias do Sul (RS) teve como finalidade “desmoralizar o especismo cultural”, segundo o grupo que se posicionou em frente às seções de carnes segurando cartazes com reflexões sobre práticas de consumo que envolvem violência contra animais.

Ao fundo, se ouvia gritos de porcos a caminho do abate, reproduzidos em caixa de som e captados pelo grupo em virgília realizada em um matadouro em Encantado meses atrás. Os ativistas também aproveitaram a ocasião para ler um manifesto:

“A maioria das pessoas é contra a crueldade, mas, todos os dias, milhões de indivíduos são submetidos a uma violência invisível. Indivíduos capazes de sofrer, que sentem como nós, mas que são ignorados apenas porque não pertencem à espécie humana. Até quando vamos fingir que os animais não sentem e não sofrem?”, questionou o grupo.

E acrescentou: “Até quando vamos nos enganar acreditando que isso é necessário? Até quando vamos permitir que a cultura destrua nossa compaixão? Chegou a hora de agir pelos animais que não podem se defender! Chegou a hora de se opor a essa tradição insensível! Chegou a hora de se recusar a comer animais! Que tenhamos coragem para agir de acordo com nosso desejo de viver de forma pacífica.” O grupo também distribuiu cartões com informações sobre veganismo.

O que é o especismo?

Cunhado pelo psicólogo britânico Richard D. Ryder em 1970, o termo especismo se refere a uma forma de discriminação que se baseia na ideia de que pelo fato do ser humano considerar outros seres sencientes inferiores, ele ignora seus interesses em não sofrer.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Pessoal, gostaria de perguntar-lhes acerca da permissão (no caso, não proibição) de realizar essas ações diretas em estabelecimentos como supermercados, restaurantes, shopping centers etc. O que vocês sabem à respeito?
    Muito grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *