Ser vegano é combater o desnecessário sofrimento animal

O que há de tão racional em confinar, explorar e matar animais para se alimentar de seus corpos? Por que eles não têm direito à vida? (Foto: Jo-Anne McArthur/We Animals)

Há quem diga que veganos são sempre motivados pela emoção e pelo sentimento, por isso estão errados. Sim, veganos podem ser motivados pela emoção. Porém, não seria racional se negar a se alimentar de um animal pelo simples fato de que ele é senciente? O que há de tão racional em matar animais para consumir suas carcaças, seus corpos? Por que eles não têm direito à vida?

Se temos alimentos não animais à nossa disposição, por que comer partes de um ser senciente? O que existe de racional na ideia de que um animal deve morrer para saciar o meu apetite? Uma prática que se perpetuou porque faz parte de uma herança cultural há muito questionável.

Se o vegetarianismo não é praticável ou recomendado, por que temos vegetarianos desde os tempos mais remotos da humanidade? Se o veganismo não é indicado, como Donald Watson, que fundou a Vegan Society em 1944, teve uma morte tranquila aos 95 anos?

O antropocentrismo, pelo seu viés especista, é uma concepção que elevou o ser humano à condição de superior em detrimento de outros seres sencientes – que mais do que nunca passaram a ser vistos como objetos ou meios para um fim, ignorando seus interesses em não morrer. Ao mesmo tempo, contribuiu e muito para uma degradação ambiental sem precedentes.

O que existe de tão racional em se opor aos direitos das outras espécies como já fazia o antropocentrismo no passado, ainda mais levando em conta que o ser humano é o principal responsável pela expansão da destruição ambiental? Ou é possível apontar algum animal não humano que tenha sido mais nocivo ao meio ambiente do que o ser humano?

Por outro lado, posso dizer também que me tornei vegano motivado pela emoção e pelo sentimento. As coisas mais importantes da minha vida fiz motivado pelo coração. Não seria racional dar voz ao coração quando ele faz de nós seres humanos mais conscientes e preocupados com a coexistência pacífica em um mundo cada vez mais violento? Em síntese, ser vegano é combater o desnecessário sofrimento animal.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *