Vegetais ganham destaque no mercado de ingredientes proteicos

“Está ganhando um nível de importância crescente devido ao seu menor consumo de energia, emissões, uso da terra e consumo de água” (Foto: iStock)

Não é novidade que o mercado de produtos veganos está cada vez mais em evidência. Como consequência, uma pesquisa recém-concluída pela empresa de pesquisa global Markets and Markets revela que como matéria-prima os vegetais devem registrar o maior crescimento no mercado de ingredientes proteicos entre 2020 e 2025, principalmente na indústria alimentícia.

Com uma estimativa de alcançar a marca de mais de 264 bilhões de dólares, esse mercado terá uma taxa de crescimento anual composta de 6,1%, e isso se deve ao importante incremento gerado pela demanda por ingredientes não animais. Neste caso, à base de vegetais.

“A demanda por proteína de origem vegetal aumentou devido à mudança nas preferências do consumidor”, informa o relatório, acrescentando que esse tipo de proteína tem atraído muito mais atenção pelo reconhecimento do seu rico perfil nutricional, além de fatores de diferenciação como associação com mais saúde, menor impacto ambiental e sustentabilidade.

“Está ganhando um nível de importância crescente devido ao seu menor consumo de energia, emissões, uso da terra e consumo de água.” O mesmo relatório cita que com o aperfeiçoamento do desenvolvimento de ingredientes proteicos de origem vegetal, de forma a baratear custos, conciliado à demanda, a tendência é oferecer em um breve futuro preços mais acessíveis que garantam expansão ainda mais robusta.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *