Reginaldo Tripoli quer proibir novos zoológicos em SP

Segundo Tripoli, a intenção não é, por exemplo, acabar com o Zoológico de São Paulo (Acervo: Prefeitura de São Paulo)

O vereador Reginaldo Tripoli (PV) quer proibir a instalação de novos zoológicos e aquários em São Paulo, além de restringir o recebimento de espécies retiradas da natureza e adotar medidas que possam eliminar progressivamente a exposição de animais. Por isso, ele protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei que prevê essas mudanças.

Segundo Tripoli, a intenção não é, por exemplo, acabar com o Zoológico de São Paulo, já que o espaço recebe animais resgatados impossibilitados de soltura, mas buscar uma transição para um modelo mais evoluído, que mais se aproxima das necessidades dos animais, como ocorre em santuários.

Ele destaca que também não é saudável manter um animal exótico em um local com clima completamente diferente de seu habitat. Outro apontamento feito pelo vereador é a necessidade de impedir a realização de visitas que não sejam guiadas – para evitar que os animais fiquem estressados diante da presença humana.

Segundo o projeto de lei, que também defende que os animais não recebam visitas por pelo menos dois dias da semana, os espaços deverão adotar providências no sentido de colocar avisos alertando aos frequentadores de que os animais também são capazes de sentir e vivenciar emoções e que não devem ser expostos a ruídos excessivos e agressões de qualquer tipo.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *