Vidas são importantes, até mesmo a do menor animal

Foto: Getty

Vidas são importantes, até mesmo a do menor animal que você encontrar. Não há razão para tentar menosprezar o valor dos animais não humanos ao comparar suas vidas com o valor da vida humana.

Dizer que a vida de um animal pouco vale me parece uma forma de tentar sopitar uma consciência intransigente ou barulhenta, ou de ignorar um simples fato – que animais não precisam morrer para que humanos possam viver.

Ademais, discussões sobre superioridade e inferioridade não ajudam em nada nesse sentido, muito pelo contrário, apenas atrapalham e reforçam o antropocentrismo e o especismo.

A maioria dos animais não coloca a sua existência em risco, a não ser que você invada o habitat de espécies silvestres. A tentativa de inferiorizar a vida animal não humana nada mais é do que um pretexto que tem se perpetuado para a humanidade continuar submetendo outros animais ao seu jugo.

Eles não vivem com motivações humanas, não têm os mesmos anseios que nós. Quem humaniza os animais são as pessoas, e não é isso que desejam ou precisam. Logo não há qualquer razão para subestimá-los, inferiorizá-los ou tratá-los até mesmo como se fossem inimigos.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Sim !!!
    Porque:
    “A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo.”
    Olympia Salete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *