O filósofo e poeta lituano Vydūnas hoje não é tão conhecido fora da Lituânia, tanto que seus livros normalmente são encontrados apenas em lituano. Por um lado, porque suas obras sempre se voltaram mais para o povo lituano, embora ele, como um pensador humanista, tivesse uma grande capacidade de universalização de suas ideias. Por outro, porque seu trabalho foi proibido pelos nazistas em 1933; e depois pelos soviéticos quando a Lituânia foi anexada à URSS, após um pacto feito com os alemães.
Vydūnas era visto como uma ameaça pagã por tentar preservar a cultura lituana, enaltecer a natureza e o respeito aos animais. Em 1932, ele publicou o livro “Sieben Hundert Jahren Deutsch-Litauischer Beziehung” – sobre os 700 anos de relacionamento germânico-lituano, que fala sobre a interação dos povos, e como a cultura lituana foi afetada pela alemã, o que desagradou os nazistas.
Em 11 de março de 1938, o filósofo foi preso em Tilsit, que até hoje pertence à Rússia, e acabou libertado em 5 de maio de 1939, graças a uma campanha liderada pela Sociedade Lituana de Escritores, que conseguiu apoio de pessoas de muitos países. Com a chegada dos soviéticos em 1940, o tratamento não foi diferente.
Vydūnas, que era um professor conhecido como grande questionador e tinha fama de livre pensador, despertou desconfiança e tornou-se alvo de constantes perseguições. Em 2 de outubro de 1944, após um bombardeamento, ele mudou-se para Povarbiai, perto de Konigsberg, então na Alemanha, onde encontrou como abrigo um campo de refugiados. Depois de algumas semanas, migrou para Detmold, no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
Lituano destacava a importância da consciência
Em “Sąmonė”, que significa “Consciência”, uma de suas obras mais famosas – lançada em 1936, ele fala que apenas por meio da consciência a humanidade é capaz de encontrar uma visão verdadeiramente expressa da realidade. Para Vydūnas, a partir do encontro com essa realidade os seres humanos podem se voltar para uma condição que, mesmo partindo de uma perspectiva individual, tenha o papel de unir, não segregar. Ele também ganhou fama de místico por promover o renascimento da cultura pagã e ressaltar suas semelhanças com a tradição hindu.
Ainda muito jovem, Vydūnas voltou sua atenção para os animais não humanos. Em 1912, revelou que fazia mais de 20 anos que não consumia carne, de acordo com informações da página 16 da revista “Jaunimas”, ou “Juventude”, publicada em março de 1912. “Não é uma coisa terrível matar um animal e comer sua carne?”, questionou. De acordo com o livro “1939: The Year that Changed Everything in Lithuania’s History”, de Šarūnas Liekis, Vydūnas alimentava-se somente de comida vegetariana e manteve-se assim até os seus últimos dias de vida.
Na obra póstuma “Raštai II Tomas”, ou “Registros – Volume II”, publicada em 1991, há mais provas de que Vydūnas defendia o direito dos animais à vida por uma questão moral e ética. Segundo o filósofo, às vezes, os animais podem demonstrar mais consciência do que os seres humanos, e porque são criaturas da natureza que trazem uma sabedoria geralmente refletida e, não raro, facilmente aprendida. Pela sua sensibilidade, nível de consciência e influência moral, o pensador lituano chegou a ser comparado a Mahatma Gandhi e Rabindranath Tagore.
“Provavelmente todo mundo [os lituanos] já ouviu falar sobre Vydūnas (Vilius Storostas) e uma dieta vegetariana? Vydūnas continua a ser o mais famoso vegetariano lituano”, diz o artigo Vegetarizmas ir veganizmas Lietuvoje: XX a. pirmoji pusė”, publicado pela Vegan LT, e que discorre sobre o vegetarianismo e o veganismo lituano no século 20.
Vydūnas desejava que a humanidade fosse mais compassiva
Mesmo que mais tarde tenha sido considerado um exemplo enquanto pensador e ser humano, durante o domínio soviético, que chegou ao fim somente em 1991, Vydūnas foi obrigado a passar os seus últimos anos de vida longe da sua amada Lituânia. Ele faleceu em 20 de fevereiro de 1953 em Detmold, na Alemanha Ocidental.
“Ele não considerou como o mais importante objetivo de suas atividades o desenvolvimento de suas próprias teorias filosóficas ou o esclarecimento intelectual de seus compatriotas, mas sim [o ato] de estimular as pessoas a aspirarem por um ideal mais humano [na realidade, mais compassivo]”, escreveu Jurate Baranova na página 89 do livro “Lithuanian Philosophy: Persons and Ideas”, lançado em 2000.
Vydūnas chegou a ser indicado como candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 1940, mas por causa da conturbada situação política da Lituânia a sua candidatura foi revogada. Porém, mesmo diante de tantas adversidades ao longo da vida, ele jamais cogitou a possibilidade de não lutar.
“Apesar de ter feito muito e contribuído significativamente para a cultura nacional, durante muito tempo ele permaneceu no quase total esquecimento. Diz-se que o melhor teste de valores é o tempo; que somente os valores verdadeiros permanecem vivos, enquanto aqueles que não resistem às provações do tempo caem no estoque passivo do passado”, registrou Baranova sobre Vydūnas.
Saiba Mais
Wilhelm Storost nasceu em uma aldeia em Jonaten, perto de Heydekrug, em 22 de março de 1868. Ele adotou o nome Vydūnas com cerca de 40 anos.
Considerado um dos maiores líderes culturais da Lituânia Menor (ou prussiana) dos séculos 19 e 20, Vydūnas também fez um profundo trabalho sobre músicas folclóricas e tradições rurais. Também compôs canções e escreveu peças de teatro.
Além de lecionar filosofia, ele deu aulas de lituano, alemão, francês e inglês. Mais tarde, deu continuidade aos seus estudos filosóficos na Alemanha – em Greifswald, Haille, Leipzig e Berlim.
O seu túmulo pode ser visitado no Cemitério de Bitėnai, uma aldeia a 11 quilômetros de Pagegiai.
Referências
Liekis, Šarūnas. 1939: The Year that Changed Everything in Lithuania’s History. Rodopi Páginas 67-71 (2009).
Strmiska, Michael. Modern Paganism in World Cultures: Comparative Perspectives. ABC-CLIO. Página 361 (2005).
Baranova, Jurate. Lithuanian Philosophy: Persons and Ideas. Council for Research in Values, Página 89 (2001).
Vydūnas. Raštai II Tomas. Sarmatas (1991).
Vegetarizmas ir veganizmas Lietuvoje: XX a. pirmoji pusė. Vegan LT (2013).