110 unidades de conservação da Amazônia estão ameaçadas

“Pará e Amazonas são os estados que concentram o maior número das áreas sob risco por esses projetos” (Foto: Marco A. Crozariol)

De acordo com um estudo divulgado na semana passada pela organização WWF-Brasil, durante o IX Congresso de Unidades de Conservação (CBUC) em Florianópolis, das 316 unidades de conservação federais e estaduais da Amazônia, 110 estão ameaçadas por projetos de infraestrutura.

“Pará e Amazonas são os estados que concentram o maior número das áreas sob risco por esses projetos. O desmatamento aparece como fator de pressão em 204 UCs no bioma amazônico e atinge áreas de proteção integral e de uso sustentável”, informa o relatório.

Em 181 unidades de conservação, os pesquisadores notaram a existência de pastagens ilegais, além de sobreposição de limites definidos pelo Cadastro Ambiental Rural em 247 unidades. “Em 29 unidades, essa sobreposição atinge a totalidade da área, abrindo brechas, em alguns casos, para a grilagem de terras”, denuncia o estudo.

A WWF-Brasil revela que os indicadores de pressão sobre as UCs identificados no estudo, entre os quais projetos de infraestrutura, desmatamento e sobreposição ao Cadastro Ambiental Rural, são apenas alguns dos fatores por trás das tentativas de extinção, redução ou recategorização de áreas protegidas na Amazônia:

“Somam-se a eles, a pressão de políticos com interesses diversos que vão desde a extração de recursos naturais à ocupação irregular das terras. As investidas se dão principalmente por iniciativas de parlamentares.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *