Podemos viver bem sem consumir carne

Foto: Bear Witness Australia

Há muito tempo, somos bombardeados por propagandas que promovem a equivocada ideia de que necessitamos de alimentos de origem animal. Sabemos que isso é inverdade, já que não é difícil encontrar veganos saudáveis, assim como comunidades que vivem em oposição ao consumo de animais. Isso não começou hoje, afinal, também é parte da história da humanidade – apenas não recebeu a devida atenção. Basta voltarmos de forma verdadeira e honesta o nosso olhar para a história.

Criações de ofertas desnecessárias 

O que vemos são criações de ofertas desnecessárias nocivas a outras espécies e demandas motivadas pela ganância. Como achar normal o abate anual de dezenas de bilhões de animais no mundo todo? Ponderando que, mesmo com um número tão elevado de animais reduzidos a alimentos ou fontes de alimentos, ainda assim esses produtos não são acessíveis a todos no planeta e em menor ou maior proporção os animais vitimados por esse sistema passarão por privação e/ou sofrimento que culmina em morte.

Ademais, como já divulgado de maneira exaustiva, nada gera mais impacto ambiental quando o assunto são alimentos do que a pecuária. De acordo com a diretora executiva da ONG Food & Watch, Wenonah Hauter, quem se beneficia e faz lobby partindo desse sistema são os maiores produtores de alimentos, que também são os maiores produtores de carnes e laticínios.

Mudança depende apenas de um pouco de esforço

Quando suas empresas crescem e eles enriquecem, normalmente usam o poder político que possuem para ditar as políticas federais quanto à produção de alimentos. Ou seja, muito do que as pessoas consomem de origem animal não é consequência de reais necessidades, mas de investimentos massivos em propaganda associada a uma conveniente criação de costumes.

Desde o princípio do século 20, isso tem sido feito de forma muito bem elaborada, para que as pessoas acreditem que “as coisas são como são”, quando na realidade essa mudança depende apenas de um pouco de esforço e de vontade de contribuir para um mundo melhor.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *