Abaixo-assinado cobra proteção de floresta e maritacas em Ilhéus (BA)

Um abaixo-assinado criado no site change.org está cobrando proteção e regeneração da floresta nas encostas do morro do bairro Hernani Sá, no Caminho 50, em Ilhéus (BA).

A iniciativa é o primeiro passo para viabilização do Projeto Maritaca, que visa garantir que a localidade seja protegida como área de preservação permanente (APP).

“O nome do projeto é uma referência a uma ave que aqui está em risco de extinção”, informa a autora do abaixo-assinado, Alucarda Soledade, acrescentando que a primeira etapa é conseguir muitas assinaturas para que depois seja mais fácil aprovar o projeto.

“Lá se encontra uma nascente soterrada, invasões por toda extensão, desmatamento ativo, desmoronamento, depósito de lixo ilegal e destruição de mangues”, diz Soledade.

Apontamento de outros problemas

“Também não queremos a nossa cidade quente e seca, de difícil estadia. Queremos evitar o efeito borda, tendo em vista que carcomer beiradas de floresta é um passo para destruí-la”, frisa a autora do abaixo-assinado que, assim que obtiver um grande número de assinaturas, pretende entregá-las na Secretaria do Meio Ambiente de Ilhéus.

“Existe uma nascente precisando de revitalização e defesa. Construções precisam estar a pelo menos 50 metros de distância de uma nascente por proteção ambiental para que não sequem”, denuncia.

“E aqui no bairro estão sofrendo desmatamento as matas que distam de no máximo dez metros de distância. A petição visa interromper a destruição do morro vizinho e construção de mais casas ao redor dessas poucas matas que restam…”

Clique aqui para ter acesso à petição.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *