Abate de milhões de visons pode ter contaminado água na Dinamarca

(Foto: Henning Bagger/AP)

De acordo com informações da Radio4, abater milhões de visons durante a pandemia de covid-19 pode ter gerado graves consequências para os dinamarqueses – a contaminação de águas subterrâneas.

Embora a maioria dos corpos tenha sido enterrado em uma área militar ao oeste do país, isso parece não ter sido suficiente para impedir que as águas subterrâneas fossem contaminadas pelos fluidos dos corpos, segundo a Radio4, com base em dados de um relatório do Serviço Geológico da Dinamarca.

Atualmente o impacto está sendo avaliado pela Agência de Proteção Ambiental do país, que encomendou o relatório. Moradores que vivem na região onde os visons foram enterrados estão se queixando sobre os possíveis riscos à saúde.

Um dos poços, no município de Viborg, no norte da Dinamarca, fica bem próximo à rede local de abastecimento de água.

Vale lembrar que o abate de visons começou a ser realizado a partir de novembro por iniciativa do governo dinamarquês sob a alegação de evitar contaminação a partir desses animais supostamente identificados com covid-19, criados como matéria-prima para a indústria de peles.

“É profundamente preocupante e confirma que quando levantamos algumas questões havia uma razão para isso”, disse a presidente da Danske Vandværker, empresa de abastecimento de água da Dinamarca, Susan Münste, à Radio4.

E acrescentou: “Se fluir para a água potável, então representa um grande risco.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Sou fã de gente nobre,de gente que sabe escrever e sabe o que diz e o que escreve.Feliz Ano NovoDavid!Sempre atenta às suas publicações:Vígan VitalVígan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *