Abir diz que é contra uso do termo leite para leites vegetais  

(Foto: Pixabay)

Na semana passada, em debate público on-line sobre o mercado de alimentos à base de vegetais, o diretor técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir), Igor Castro, disse que a entidade é contra o uso do termo leite para leites vegetais. A exceção seria o leite de coco.

Castro afirmou durante o evento realizado pelo Ministério da Agricultura, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que a entidade formou um grupo de trabalho para estudar a categoria. “Somos contra o uso do mesmo nome”, destacou.

O representante da Abir declarou que as características nutricionais dos produtos à base de vegetais são diferentes e que, por isso, é preciso haver uma padronização “para garantir segurança ao consumidor”.

Saiba Mais

O evento foi realizado para discutir a criação de um marco regulatório para o segmento no país.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Perfeitamente coerente com os interesses da classe dos pecuaristas que exploram animais, afinal eles estão vendo que o veganismo tá incomodando, é preciso reagir com unhas e dentes, contra essa “pulga atrás da orelha”, claro. Óbvio que aqueles que são contra o uso do termo LEITE para leites vegetais, lucram à beça com o produto das tetas das pobres vacas e temem a concorrência com qualquer alusão à “cria” deles; assim como são contra o uso do termo CARNE para as carnes vegetais, aqueles que vendem cadáveres de animais com o nome simpático e comercial de Proteína Animal, uma questão de “puxar a brasa para a sardinha deles” porque “farinha pouca meu pirão primeiro” ainda que este pirão esteja se transformando num “angu de caroço” daqueles, sacou? Porém, he he, “nem que a vaca tussa” veganos vão desistir de comprar e consumir o leite e a carne vegetal saudável deles, ainda que estejam rebatizados de João e Maria ou de Bonnie and Clyde.

  2. Porém, tudo indica então que se tiver propriedades nutricionais similares poderá ser chamado de leite. É só fazer a combinação certa de fontes vegetais para obter o resultado esperado. Vale lembrar que “leite” ou “bebida” a base de gergelim tem mais cálcio que leite de vaca. Fonte da informação Camila Victorino, biologa formada pela USP, mestre em fisiologia humana e phd em neurociência obtido em uma universidade britânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *