Adidas anuncia Stan Smith com “couro” de cogumelo

A inovação é resultado de uma parceria com a Bolt Threads, marca que começou a investir em tecidos à base de fungos após uma parceria com a Ecovative em 2018 (Foto: Adidas)

A Adidas anunciou este mês uma versão do Stan Smith, um de seus tênis mais clássicos, agora feita com “couro” de cogumelo.

A inovação é resultado de uma parceria com a Bolt Threads, marca que começou a investir em tecidos à base de fungos após uma parceria com a Ecovative em 2018.

Segundo a Bolt Threads, a alternativa que recebeu o nome de “Mylo” tem a aparência e o toque do couro tradicional, mas com o diferencial de ser mais sustentável e uma alternativa na contramão do “fast fashion”.

“O Mylo cresce em questão de semanas [a partir de micélios] enquanto o couro animal pode exigir até anos. Em comparação com o couro sintético feito de poliuretano, o Mylo é natural e tem melhores propriedades para controle de umidade”, informa.

A Adidas diz que a introdução do Mylo como um novo material é um grande passo em seu objetivo de ajudar a reduzir sua contribuição à poluição plástica.

“Devemos aprender a trabalhar com a natureza e não contra ela, e colocar todos os nossos esforços para encontrar soluções inovadoras que sejam criadas de forma responsável com recursos que se renovem em um ritmo sustentável”, diz a head da Adidas, Amy Jones Vaterlaus.

A data de início das vendas do tênis que, segundo a empresa, não traz nada de origem animal na composição, ainda não foi divulgada.

Adidas diz que está comprometida em reduzir seu impacto 

Em 2020, a Adidas produziu 15 milhões de calçados com plástico coletado em praias e regiões costeiras. A meta para 2021 é chegar a pelo menos 17 milhões de pares.

Um dos últimos lançamentos da marca, que diz estar comprometida em reduzir o impacto ambiental de sua cadeia produtiva, foi o Superearth em parceria com o designer Sean Wotherspoon.

O calçado é uma recriação do seu clássico tênis Superstar, mas sem utilizar nada de origem animal no processo de fabricação. Além disso, segundo a marca, o produto foi desenvolvido com materiais reciclados.

https://www.youtube.com/watch?v=R__xk0-z7lg

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *