150 mil pessoas participaram hoje na Austrália de ação global contra as mudanças climáticas

Manifestação em Sydney, na Austrália, clamou por ações que reduzam o impacto das mudanças climáticas (Foto: School Strike 4 Climate/Sydney)

Hoje, na Austrália, 150 mil pessoas participaram de uma ação global contra as mudanças climáticas. Idealizado pela adolescente sueca Greta Thunberg, indicada ao Prêmio Nobel da Paz, o protesto School Strike 4 Climate Change recebeu a confirmação de participação de 1659 cidades de 105 países.

Na Austrália, adolescentes e adultos de 30 cidades se manifestaram cobrando por liderança imediata e urgente dos políticos australianos no enfrentamento das mudanças climáticas. O próximo passo da iniciativa é desenvolver estratégias para fazer com que tratem a questão climática como prioridade.

“O protesto de hoje foi dez vezes maior do que o de novembro do ano passado. Os estudantes já planejam mais manifestações se os políticos não tomarem nenhuma atitude”, informou hoje o School Strike for Climate Change em comunicado à imprensa.

Na Austrália, as manifestações vieram em boa hora, segundo os participantes, porque o país está em meio a uma eleição que pode redefinir os rumos da nação.

“Os políticos responderam com indiferença ao calor recorde do verão australiano e aos incêndios florestais e as inundações. Agora eles devem se comprometer a interromper a mina de carvão Adani, e dizer não aos novos projetos de carvão e gás e realizar a transição para um projeto de energia 100% renovável até 2030”, declarou a estudante Nosrat Fareha, de 16 anos, do oeste de Sydney.

No Brasil, há confirmação de manifestações em São Paulo (SP), Santos (SP), Jundiaí (SP), Bragança Paulista (SP), Socorro (SP), Florianópolis, (SC), Santa Maria (RS), Imbé (RS), Francisco Beltrão (PR), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Confresa (MT) e Salvador (BA).

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *