Jovem vegana é indicada ao Nobel da Paz por sua luta contra as mudanças climáticas

Greta se tornou vegana e conseguiu convencer toda a família a adotar o veganismo (Foto: Svante Thunberg/Twitter)

A sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho à frente do movimento Youth Strike for Climate, que visa conscientizar autoridades do mundo todo sobre a importância de se combater as mudanças climáticas.

Ela começou esse trabalho sozinha em agosto do ano passado, e desde então tem inspirado muitos. Amanhã, por exemplo, vai ser realizado o maior evento já idealizado por Greta. Centenas de milhares de estudantes de 1659 cidades de 105 países vão participar do School Strike for Climate Change, uma mobilização global que visa chamar a atenção para as mudanças climáticas.

A indicação da jovem sueca ao Nobel foi feita por três parlamentares noruegueses. “Propusemos a indicação de Greta Thunberg porque, se não fizermos nada para deter as mudanças climáticas, isso será a causa de guerras e conflitos. Greta lançou um movimento de massas que vejo como uma importante contribuição para a paz”, justificou o parlamentar norueguês Freddy André Øvstegård ao The Guardian. Greta publicou no Twitter que ficou honrada e muito grata pela indicação.

Ela ficou conhecida internacionalmente no ano passado quando viajou até Katowice, na Polônia, para participar da Conferência do Clima da ONU. Na ocasião, a adolescente disse aos líderes de aproximadamente 200 países que eles estão roubando o futuro de seus filhos ao não se empenharem como deveriam para diminuir as emissões de gases do efeito estufa e impedir o aquecimento global.

“Somos nós que vamos viver neste mundo. Se eu viver até os 100 anos, estarei viva em 2103 e teremos que conviver com a bagunça deixada pelas gerações mais velhas. Nós vamos ter que resolver isso pra eles. Isso não é justo”, discursou.

Depois que se tornou vegana, Greta conseguiu convencer toda a família a adotar o veganismo. Além disso, para reduzir a pegada ecológica, também não viajam de avião. “Estamos aqui para informar que a mudança climática está chegando, quer você goste ou não. O verdadeiro poder pertence ao povo”, disse na conferência.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *