Califórnia pode acabar com desnecessária eutanásia animal

Califórnia mata mais de 100 mil cães e gatos ao ano por meio da eutanásia (Foto: Getty)

Neste mês de janeiro, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou oficialmente o compromisso de acabar com a eutanásia de animais saudáveis, ou que podem ser tratados, que vivem em abrigos no estado.

Para isso, Newsom apresentou um projeto que visa destinar 50 milhões de dólares do Plano Orçamentário 2020-2021 para implementar medidas que impeçam a matança indiscriminada de cães e gatos na Califórnia.

Por enquanto o estado é recordista na eutanásia desses animais, somando mais de 100 mil por ano, e perdendo nos Estados Unidos apenas para o Texas.

A primeira proposta que visa garantir que todos os abrigos de animais da Califórnia tenham acesso a recursos e treinamentos que inviabilizem a eutanásia, em casos em que a prática é dispensável, foi apresentada pelo governador no último dia 10.

Se a proposta encaminhada para a Assembleia Legislativa da Califórnia for aprovada, pelo menos 37 milhões de dólares irão para um fundo de assistência para abrigos de animais, em que o repasse será distribuído em proporção às necessidades de cada entidade.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *