Caminhoneiro oferece lar aos animais que fogem do matadouro

“Eles nos salvam. Damos a eles um lugar para morar e eles nos dão uma razão para viver” (Fotos: Skylands Animal Sanctuary/Animal Care Centers of NY)

Em 2014, o caminhoneiro Mike Stura decidiu transformar uma fazenda em Wantage, Nova Jersey (EUA), em um santuário, oferecendo abrigo principalmente para animais resgatados de matadouros, fazendas, feiras, sacrifícios religiosos e dos mais diversos tipos de situações de abusos.

Segundo Stura, a justificativa é bem simples – todos os animais precisam de um verdadeiro lar. “Adoro eles. A minha vida mudou completamente. Vejo tudo no mundo de maneira diferente por causa deles”, disse à CBS.

Fundador do Skylands Animal Sanctuary, Mike faz questão de enfatizar que os animais que ele resgata não são seus bichos de estimação: “Eles não estão aqui para me fazer feliz. Eles estão aqui para viver em seus próprios termos. Então é isso que tentamos deixá-los fazer.”

O caminhoneiro, que adquiriu uma fazenda mesmo sem ter qualquer experiência no ramo agrícola, mudou a vida de muitos animais que provavelmente não estariam vivos hoje se não fosse por ele. E quando se trata de animais de grande porte, Mike é a maior referência na região:

“Muitas vezes recebemos uma ligação antes mesmo do Controle de Animais. Nos tornamos sinônimo de animais grandes e soltos, especialmente bovinos.”

Freddie e Brianna

O fundador do Skylands contou também que é incrível perceber como animais vistos pela sociedade como produtos têm personalidades muito diferentes e são capazes de reconhecer como eles são percebidos pelos outros.

Exemplo disso é Freddie, um boi que escapou em 2016 de um matadouro no Queens, em Nova York, e se tornou uma celebridade. Mike ressaltou, em tom bem-humorado, que Freddie, um de seus tutelados, sabe que é famoso.

Outra história famosa envolvendo o santuário de Mike é a de Brianna, uma vaca grávida que no final de 2018 saltou de um caminhão na Rota 80, em Paterson, a dez minutos de distância do matadouro.

Provavelmente pressentindo o pior, o animal não hesitou em correr o risco de se machucar para salvar a própria vida e a de seu bebê.

Ferida por causa do impacto da queda no asfalto, a vaca foi encaminhada para o Skylands, onde recebeu o nome de Brianna e teve a oportunidade de dar à luz ao seu bebê Winter, nome que faz referência ao inverno norte-americano.

“Eles nos salvam”

“Ela nunca teve liberdade, engravidou e perdeu casa e família, e como se não bastasse, tudo estava prestes a ser roubado dela, de seu lindo bebê e de sua vida”, publicou o santuário Skylands em sua página no Facebook após o resgate.

“O veterinário a checou … e disse: ‘Há um bezerro gigante lá dentro’. Ela era tão magra que nem conseguimos distinguir! Dois dias depois, deu à luz a um bezerro gigante e lindo”, relatou Mike Stura.

De acordo com o caminhoneiro, é fácil perceber como esses animais lutam por suas vidas para não serem mortos e reduzidos a pedaços de carne.

Ainda que realize um trabalho singular, o modesto Mike evita elogios em relação ao que faz. “Eu não sou nada de especial, confie em mim. Sou apenas um motorista de caminhão”, pontuou.

O fundador do santuário também defende que não são apenas os animais que são salvos: “Eles nos salvam. Damos a eles um lugar para morar e eles nos dão uma razão para viver.”

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *