Com preços mais acessíveis, russos crescem no mercado de carnes vegetais

Búrguer vegetal da Welldone tem atraído atenção também pelo preço em relação aos concorrentes (Foto: Welldone/Divulgação)

Na Rússia, enquanto as carnes vegetais da Beyond Meat, que chegaram ao país em 2019, podem ser encontradas por valor equivalente a até 18 dólares, como é o caso do Beyond Burger comercializado em embalagem com duas unidades, o búrguer vegetal da russa Welldone, que tem praticamente o mesmo peso, é vendido na Rússia por 2,6 dólares.

O produto chega a ser mais de 50% mais barato do que o Beyond Burger nos EUA. Com isso, em pouco tempo a Welldone conseguiu fazer com que suas carnes vegetais fossem comercializadas em mais de 500 pontos de vendas de 50 cidades russas.

O que chama atenção também é que a Beyond Meat ficou conhecida na Rússia como uma marca que ampliou a busca por imitações de carne, com a BM declarando que 54% dos russos demonstraram interesse em consumir novas alternativas à carne.

No entanto, assim como em outros países, o preço também é uma barreira para muitos. Apesar disso, a Welldone avalia que há condições de tornar as carnes vegetais mais acessíveis, o que pode ser benéfico tanto para os consumidores quanto para os fabricantes. Afinal, com base no preço praticado hoje, a empresa viu suas vendas aumentarem bastante.

Mercado crescendo rápido

Isso também atraiu novos investidores. Recentemente a Welldone fechou uma rodada de financiamento de mais de 1,5 milhão de dólares, permitindo aumentar a capacidade de produção para 150 toneladas por mês, atendendo a atual demanda.

O resultado positivo nas vendas também está motivando a empresa a investir no desenvolvimento de novos produtos e também a exportá-los. Hoje a marca já está presente também no Cazaquistão e em Belarus.

“Mais e mais pessoas na Rússia estão começando a pensar sobre sua dieta. Eles entendem que há ingredientes na carne animal que não fazem bem para eles, como o colesterol”, diz o CEO da Welldone, Alexander Kiselev.

“O mercado de alimentos à base de vegetais está prestes a crescer rapidamente na Rússia e na Europa Oriental, e com nosso investimento significativo em P&D, produtos de classe mundial, porém acessíveis, e a parceria com a Phystech Ventures e Lever VC, esperamos liderar o crescimento da categoria.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *