Consumo de leites e iogurtes vegetais cresce 174% no Equador

De acordo com uma pesquisa de comportamento do consumidor realizada pela Kantar Wordpanel, o consumo de bebidas vegetais como leites e iogurtes cresceu 174% no Equador em 2022. O aumento da demanda por esses produtos já havia crescido de forma substancial durante a pandemia de covid-19.

Segundo a Kantar, isso é influenciado por uma tendência global, já que o consumo de alimentos à base de vegetais está crescendo em muitos países onde os consumidores estão mais preocupados com o impacto de seus hábitos alimentares.

Avaliando o cenário mundial, a Fact.MR divulgou em agosto uma pesquisa que estima que a emergência dos produtos à base de vegetais na América Latina contribuirá de forma bem significativa para que o mercado global de leites vegetais atinja um valor de US$ 32 bilhões até 2031.

Em 2020, conforme dados da Fact.MR, o mercado chegou a um valor de US$ 11 bilhões, o que revela uma imensa diferença em relação ao esperado para 2031.

Ainda de acordo com o relatório, ao longo dos anos, as alternativas aos laticínios ganharam “imensa força em todo o mundo devido a diversos fatores”.

A projeção é de um grande aumento na demanda não apenas por bebidas e iogurtes à base de vegetais, mas manteigas e queijos também.

“O aumento da população vegana, juntamente com a crescente popularidade dos alimentos orgânicos, continuará a aumentar a demanda por leite à base de vegetais durante o período de previsão.”

O site Life in Ecuador frisa que em todos os cantos do Equador é fácil encontrar bons mercados repletos de uma variedade de produtos frescos, grãos e especiarias a preços acessíveis.

“Toda essa variedade facilita bastante a vida vegana no Equador”, informa. “Também consumimos muito feijão, arroz integral, grão-de-bico e lentilhas. Tudo isso é fácil de encontrar por aqui.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *