Conviver com animais é benéfico à saúde das crianças

Crescer em uma casa com animais de estimação reduz o risco de crianças desenvolverem asma, eczema e febre do feno (Foto: Getty Images)

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e publicado no mês passado na revista científica Plos One, informa que conviver com animais é mais benéfico à saúde das crianças.

Não é raro alguém dizer que a convivência com animais pode desencadear alergias em crianças. No entanto, o estudo revela que as chances são maiores quando não se convive com animais. De acordo com Bill Hesselmar, que liderou a pesquisa, crescer em uma casa com animais de estimação reduz o risco de crianças desenvolverem asma, eczema e febre do feno, além de outras alergias.

Os pesquisadores da Universidade de Gotemburgo analisaram dados coletados de 1029 crianças que viviam com ou sem animais de estimação, além de 249 crianças que receberam acompanhamento desde o nascimento até os oito ou nove anos de idade para chegarem a essa conclusão.

Segundo a pesquisa, uma criança que não convive com animais de estimação tem 48% ou 49% de chances de desenvolver algum tipo de alergia. Para aqueles com um animal de estimação o risco é de 35% a 43% contra 21% a 24% de quem convive diariamente com dois ou três animais. Crianças que participaram do estudo e que conviviam com cinco animais não desenvolveram nenhuma alergia.

A Universidade de Gotemburgo conduziu pesquisas semelhantes em 1999, e suas descobertas também mostraram que crianças criadas com animais de estimação tinham menos probabilidade de sofrer com alergias.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *