Cooperativa baiana oferece linha de ovos veganos

Os produtos têm de 320 a 330 gramas e, segundo a cooperativa, são desenvolvidos a partir de um sistema de produção sustentável que fortalece a agricultura familiar (Fotos: Natucoa/Coopessba)

Por meio de sua marca Natucoa, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), de Ilhéus, no sul do estado, está oferecendo uma linha vegana para a Páscoa.

Entre as opções deste ano estão o Ovo 70% Cacau Especial com Bombons, Trufado com Licuri e Trufado com Geleia de Mel de Cacau.

Os produtos têm de 320 a 330 gramas e, segundo a cooperativa, são desenvolvidos a partir de um sistema de produção sustentável que fortalece a agricultura familiar.

O que também chama a atenção nos ovos veganos é a preocupação da Coopessba em oferecer opções mais saudáveis, já que cada ovo tem apenas de três a quatro ingredientes.

Os chocolates estão disponíveis para envio para qualquer parte do Brasil por meio da loja virtual da Natucoa.

Preocupação com pequenos produtores e sustentabilidade

“Prezamos pelas menores taxas de utilização de aditivos químicos, conservantes e aromatizantes”, informa a marca e acrescenta que o foco são produtos veganos e funcionais desenvolvidos com cacau cultivado por pequenos produtores.

“Nosso objetivo é desenvolver trabalhos de cooperação e incentivo aos produtores rurais da região de Ilhéus e cidades vizinhas do Litoral Sul baiano. O empoderamento e agregação de valor aos pequenos produtores são as metas principais da cooperativa”, reforça.

O cacau, por exemplo, é proveniente de um sistema ecológico de cultivo agroflorestal.

“Nosso cacau é ‘cabruca’ [produzido sob a mata nativa raleada visando a sua preservação] e com selo de identificação geográfica Cacau Sul Bahia, que garante a procedência da amêndoa, rastreabilidade e padrões de qualidade de fermentação, manejo e tratamento das amêndoas.”

Clique aqui para acessar a loja da marca Natucoa, fundada pela Coopessba em 2019, após dez anos de atividades de cooperativismo.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *