Covid-19: frigoríficos estão interrompendo atividades nos EUA

Frigóricos se veem obrigados a fecharem após funcionários serem identificados com coronavírus (Foto: Getty/Hannah Gregus)

Nos EUA é crescente o número de frigoríficos interrompendo atividades em decorrência do coronavírus, e alguns pertencem a grandes empresas brasileiras como JBS e Marfrig.

No Brasil, com 25,2 mil casos confirmados de covid-19, a situação ainda é considerada “diferente”, mas há previsão de mudanças conforme os casos da doença forem aumentando ainda mais, com base nas previsões de pico da doença – como aconteceu nos EUA.

Cenário de apreensão já foi instaurado

Ainda assim, o cenário de apreensão já foi instaurado. Prova disso é que somente em março JBS e Marfrig anunciaram suspensão de atividades em seis unidades de processamento de carne no Brasil.

Já nos EUA, a Marfrig se viu obrigada a interromper neste mês de abril o abate de animais em um de seus frigoríficos sob a subsidiária National Beef em Tama, no estado de Iowa, conforme divulgado pela própria empresa e também pela Reuters.

A decisão veio depois que inúmeros funcionários foram identificados com o coronavírus – o que significa que muitos outros funcionários podem estar infectados.

JBS fecha frigorífico na Pensilvânia

A JBS também fechou um frigorífico em Souderton, na Pensilvânia. Nos EUA, apenas esta semana já houve confirmação também do fechamento de um frigorífico da Aurora Packing em Illinois; da Cargill na Pensilvânia; da Tyson Foods em Iowa; e da Sanderson Farms na Geórgia.

A situação é a mesma na Smithfield Foods, maior indústria de carne suína do mundo que teve casos confirmados no frigorífico de Sioux Falls, na Dakota do Sul.

No Brasil, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) antecipou em março que já é esperada uma redução de pelo menos 20% da demanda por carne em território nacional em consequência do coronavírus.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *