Curta-metragem mostra como a Nike financia matança de cangurus

Chuteiras da Nike têm sido produzidas com couro de canguru (Imagens: Nike Profit; Kangaroo Die)

Lançado na quinta-feira (4), o curta-metragem “Nike profits. Kangaroos die.” mostra em menos de um minuto como a Nike tem financiado a matança de cangurus na Austrália. A produção é de Gavin Polone e a direção é de Derek Ambrosi.

Usando a sequência reversa, o curta começa com um jogador chutando uma bola para o gol. A partir daí, o espectador é informado sobre o que acontece antes daquele produto chegar ao consumidor. Ou seja, cangurus são mortos e seus couros são arrancados para a produção de chuteiras da Nike.

De acordo com o Center for a Humane Economy, parceiro na produção e promoção do curta, o mercado de chuteiras de couro de canguru está no centro de uma matança de animais silvestres. A estimativa é de dois milhões de mortos por ano em benefício dessa indústria.

“Quero expor a verdade sangrenta que está sendo escondida de consumidores bem-intencionados, que podem não ter ideia de como seus sapatos de ‘couro K’ estão sendo feitos. A Nike não pode mais esconder sua responsabilidade por essa atrocidade”, diz o produtor Gavin Polone.

Ao final, fazendo jus ao título, o curta reforça que enquanto a Nike lucra os cangurus morrem.

Massacre de cangurus em andamento

A campanha contra o abate de cangurus, e que deu origem ao vídeo, surgiu depois que grandes incêndios florestais queimaram ou deslocaram três bilhões de animais na Austrália, incluindo milhões de cangurus.

De acordo com o Center for a Humane Economy, muitas pessoas doaram para ajudar os coalas e cangurus, mas a maioria não percebeu que havia um massacre comercial de cangurus em andamento.

“Usando rifles com miras de visão noturna, pistoleiros matam famílias inteiras de cangurus na calada da noite para que possam vender o couro para a empresa de calçados esportivos mais conhecida do mundo”, declara o presidente do Center for a Humane Economy, Wayne Pacelle.

Para pressionar a Nike a desistir de usar couro de canguru, a organização criou uma petição. Clique aqui para participar.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *