Deputada defende aumento do abate de animais

Jaqueline diz que é preciso evitar um colapso no setor agropecuário (Foto: Agência Câmara)

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) enviou esta semana para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um pedido para que mais frigoríficos sejam habilitados para exportação de carne. O objetivo com esse pedido é ampliar o abate de animais.

“Existe hoje em Rondônia um represamento em torno de 16 milhões de cabeças de gado, ocasionado pela retenção no volume de abates, pelo fechamento de algumas plantas frigoríficas e pela retenção da saída de animais vivos do nosso estado devido à alta taxação tributária”, argumenta Jaqueline na Indicação 1263/2022.

A deputada alega que os pecuaristas estão tendo prejuízos na venda dos rebanhos e cobra uma intervenção do governo. “Um prejuízo de aproximadamente R$ 500 por animal quando comparamos com o preço dos estados de São Paulo e Goiás”, afirma.

“Dentre as medidas necessárias para se evitar um colapso no setor agropecuário de Rondônia, e o mercado voltar a ter um equilíbrio, é a habilitação de novas plantas de exportação para atender ao mercado.”

Tudo indica que a iniciativa de Jaqueline Cassol tem relação com a redução do consumo de carne em Rondônia, seja pela crise econômica e por outros fatores, e, por isso, ela vê como solução o aumento das exportações em benefício dos pecuaristas e com o apoio do governo federal.

Exemplo disso também é quando ela frisa que “Rondônia tem apenas uma planta habilitada para exportar para a China”. Vale destacar também que o documento, que traz um pedido de habilitação para exportações acompanhado de uma lista de frigoríficos, visando o aumento do abate, é apresentado em representação a entidades do setor agropecuário de Rondônia.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *