Deputada propõe livre porte de arma para caçadores

“A presente proposta tem a finalidade de permitir o livre porte de arma de fogo aos caçadores e colecionadores registrados junto ao Comando do Exército” (Foto: Câmara)

Na semana passada, a deputada federal Caroline de Toni (PSL-SC) protocolou um projeto de lei em benefício de caçadores, atiradores e colecionadores.

“A presente proposta tem a finalidade de permitir o livre porte de arma de fogo aos caçadores e colecionadores registrados junto ao Comando do Exército”, frisa a deputada no PL 2852/2021.

“Além disso, a proposta tem a finalidade de permitir que o livre porte de arma de fogo seja também concedido para todos os integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas, cujas atividades demandem o uso de armas de fogo.”

Caroline de Toni diz que os caçadores e colecionadores, assim como os integrantes das entidades de desporto, “merecem ter direito ao livre porte de arma de fogo”.

“A ampliação do porte de arma de fogo representa uma medida democrática e de ampliação da liberdade individual dos cidadãos, considerando que a imensa maioria dos caçadores, integrantes das entidades de desporto e colecionadores de arma de fogo é formada por cidadãos de bem”, consta no PL.

Em 2019, país já ultrapassava 82 mil caçadores registrados 

Embora não apresente dados que corroborem a afirmação, a deputada também alega que o Estatuto do Desarmamento foi concebido com premissa completamente equivocada de que a restrição do porte de arma de fogo seria a resposta para os altos índices de violência no Brasil.

Caroline de Toni afirma ainda que “apenas as ‘pessoas de bem’ andam desarmadas. “Deve-se, portanto, inverter a lógica do fracassado Estatuto do Desarmamento atualmente vigente”, defende no projeto de lei.

De acordo com informações do Instituto Sou da Paz, com base em dados coletados junto ao Exército, o Brasil chegou ao final de 2019 a um total de 82.567 caçadores com registros ativos de CACs. No total, incluindo também colecionadores e atiradores, somando então 396.955, o crescimento foi de 50% em relação a 2018.

No país, com base no número de registros ativos, São Paulo ocupa o primeiro lugar. Em seguida, estão Paraná e Santa Catarina, que dividem a mesma posição, e Rio Grande do Sul. Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Mato Grosso vêm na sequência.

Saiba Mais

Enquanto a posse de arma de fogo permite mantê-la exclusivamente em casa ou no trabalho, o porte permite a circulação com a arma.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

11 respostas

  1. Armas de fogo. Que estranha e mirabolante atração sentem algumas pessoas em pensar nelas ao invés de pensar nos “instrumentos de salvar”? Que fascínio é esse que as impele para o extermínio de inocentes, em detrimento da preservação deles? Que mórbido magnetismo é esse que as conecta com o sangue das vítimas, ao invés da felicidade delas? Que enganosa sensação de poder maligno é essa que se incorpora no ser humano diante da agonia de outro de qualquer espécie, ao invés do prazer de lhe causar enlevo e júbilo? Quem são essas pessoas que adoram seus bebês e avós humanos mas não se importam em assassinar as mães animais de outros bebês para deixá-los órfãos? Quem são estes espíritos incoerentes e desligados da lógica que adoram viver e ser felizes mas não se incomodam nem um pouco em infelicitar proposital e intencionalmente aqueles que nasceram igualmente para viver e ser felizes? Quem são estes humanos que até podem falar de Deus, se acreditarem Nele, mas que descumprem os Seus Mandamentos porque lhes apraz não cumpri-los? De que Planeta vieram estas pessoas fissuradas em armas, deslumbradas pelo que são capazes de fazer e destruir? De onde vieram e por que aportaram na Terra numa época em que sobreviventes de uma Pandemia se esforçam para não morrer como tantos morreram enquanto estudam lições de Amor e Sabedoria, de Empatia, Preservação das Espécies e Pacificação com todos, ecologicamente conectados às noções superiores de Um Mundo Melhor Para Todos, já que saídos de uma civilização indiferente, primitiva e perversa que estorcega e agoniza para que Outra Melhor a substitua, com preceitos de Justiça Verdadeira e de Incondicional Amor para todos os que já não suportam tanto extermínio, holocausto, exploração e sofrimento e portanto merecem respirar para usufruí-la? O que fazem na Terra, além de incentivar o esdrúxulo massacre de animais, por esporte e prazer, gozo e deleite, por não serem capazes de suportar a imagem de um animal exuberante, grandioso, belo, soberano e majestoso que as incomoda tanto, tanto, tanto por estarem VIVOS, por que?

  2. Escreveu difícil!

    As únicas pessoas que ficam desarmadas são as pessoas de bem. Ou você acha que os bandidos se comovem com esse texto que você escreveu? Na verdade, provavelmente, eles nem entenderam suas palavras. Todos temos o direito de possuir armas, desde que, nos resposabilizamos por qualquer ato, seja ele por omissão ou dolo. Quando uma pessoa tem uma arma, não quer dizer que ela tem uma arma para ferir uma outra pessoa inocente, mas sim para proteger a si mesma e a sua família de uma agressão injusta por delinquentes. Já com relação à caça, os animais que são caçados somente podem ser caçados com autorização do Ibama e são aqueles que prejudicam as lavouras e nem sempre são do habitat original deles como o javali. O crescimento desordenado desses animais causam prejuizos em lavouras destruindo tudo pela frente.

    Portanto, não adianta escrever palavras bonitas, se a realidade não é essa a qual você expôs.

    Deus queira que você nunca precise de uma arma para se defender ou defender algum ente querido de algum malfeitor. Ou que não tenha uma plantação invadida por javalis e perder tudo o que havia plantado deixando você e sua família sem nada, a não ser com dívidas por conta da destruição de sua principal fonte de renda.

    1. Falou pouco mas falou realidade,essa e a realidade q nós vivemos pessoas sem conhecimento mete boca no trombone sem conhecimento de nada,nem se quer teve uma lavoura destruída pelo javalis sem colher nada e só fica no prejuízo.escreve texto bonito vai resolver isso?

  3. Uma resposta para o Pedro: Desculpe, colega, se você achou que eu escrevi difícil mas acho que a galera vegana entendeu, foi esse o mote. Também comentei neste site vegano, tudo a ver com a preservação ambiental e a defesa da fauna e da flora. Sobre se defender com uma arma de fogo, vei, aí o bicho pega feio porque às vezes”o tiro sai pela culatra” e a vítima morre antes de dar o tiro, uma simples questão de reflexo, caso o bandido atire primeiro, se for mais jovem, mais sarado e mais esperto do que o honrado chefe de família em confronto com ele. Meio que “ final de filme de faroeste”, aquele duelo decisivo em que a gente torce para o mocinho não levar o tiro mas dá zebra e… babau, ele canta pra subir e a gente sai do cinema chorando. Mesmo porque, na hora do perigo, qualquer coisa pode ser uma arma, uma cadeira, uma tábua, um soco ou as mãos no quesito esganadura, irrelevante se é um punhal, um canivete, uma lâmina de gilete, uma barra de ferro, um tijolo ou uma pistola. Vale tudo pra se defender e defender a família na hora de matar, percebe? Porque, realmente, “ quando uma pessoa tem uma arma, não quer dizer que ela tem uma arma para ferir uma outra pessoa inocente, mas sim para proteger a si mesma e a sua família de uma agressão injusta por delinquentes” mas quem sabe, seus próprios filhos sendo atingidos, acidentalmente ao exibir, vaidoso, para coleguinhas a arma “sem munição” mas que ainda podia matar. Ainda bem, Pedro, que existe o time do desarmamento, a turma contrária ao porte de armas, seja por qual motivo for, porque desarmar é o foco do Planeta atual, conectado no amor e na paz entre todos os seres evoluir é preciso, já chega de bang-bang, de caçadas por esporte ou pra defender propriedades, com licença ou não dos órgãos competentes; há que se descobrir meios de defesa sem ataque, proteger sem dizimar outras espécies, porque a nossa também é perniciosa. Armas de fogo são inúteis na defesa contra o vírus da Covid, por exemplo, ele invade residências e nem sempre se pode defender os entes queridos contra ele, eles morrem atingidos de dentro pra fora. Muito triste mas real. Mahatma Gandhi, vítima de uma arma de fogo, deixou um legado imortal para as gerações futuras: “olho por olho e o mundo acabará cego”. Estamos quase lá: sob o pretexto de defesa estamos atacando com tanto furor e ferocidade que difícil distinguir, com absoluta clareza e idoneidade, quem é bandido e quem é mocinho nesse faroeste da cidade grande. Porém se você acredita em Deus, tomara você esteja com Ele, principalmente quando achar que está em perigo, não apenas diante dos meliantes, mas de qualquer ameaça, a invisível também. A fé não costuma “faiá”, mas armas de fogo, algumas vezes, sim. Muita PAZ pra você.

  4. Que belas palavras Sra. Sandra…
    Com todo respeito a sua pessoa e sua opinião, mas o mundo não é esse lugar lindo povoado apenas por pessoas de espírito elevado, que querem apenas o bem do próximo e a prosperidade mútua.
    Existe algumas pessoas que vivem para, e pela violência, sem código moral em relação à sociedade. E muitas vezes, as pessoas de bem, que possuem espírito elevado, como vc e eu, fica a mercê da tirania de tais pessoas. Aí, será muito melhor ter como se defender.
    É como o cinto de segurança ou o air bag do carro, ninguém quer precisar deles, mas as vezes, podem te salvar.
    É só lembrarmos do caso daquele Psicopata de Goiás, as únicas casas que ele não invadiu, foram as que ele enfrentou uma reação armada.
    E se armas não trazem segurança, porque os políticos desarmamentistas vivem cercados de seguranças armados, e tem direito ao porte de arma, assim como os juízes e promotores etc???
    Lógico, ninguém é obrigado a concordar e ter armas, mas não devem interferir no direito de outros de tê-las.

  5. Sandra, então tá, vamos pedir ao exército de todo o mundo que abandone as armas. Pedimos a eles que lutem para o nosso povo com lindas rosas, simples. Daí sobra dinheiro para comprar cereais para os que não gasta de comidas que desde o princípio o supremo nos deixou para a nossa sobrevivência. Sou leigo em palavras mas conheço as partes ruins deste mundo. Estou vivo por ter como me defender. Vem em minha cidade a noite nos visitar. Vem…… Mas desarmada, tá.

  6. Prezada Sandra, ainda vivemos em uma democracia. Se você não quer comer carne, tudo bem… se você não quer ter uma arma, tudo bem… respeitamos sua vontade, mas não queira interferir na vontade e direito daqueles que o querem fazer.
    Demonizar e apontar alguém que come carne ou tem uma arma, como sendo um desumano é desonestidade intelectual.

  7. Só peço aos defençores do desarmamento o endereço para enviar os bandidos que encontrarmos para eles reitegra-los na sociedade. Quanta hipocrisia… quando estiverem em apuros liga pro Batman…

  8. Sobe o morro e vai lá falar pr um trafica esse textão. Sentada com esse b**dão na cadeira e ar condicionado é facil. Acorda. O mundo não é isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *