Deputado cobra do governo criação de secretaria em prol dos animais 

Célio Studart lembrou que Jair Bolsonaro prometeu criação da pasta em campanha eleitoral e reiterou promessa em julho de 2019 (Fotos: Sérgio Lima/Poder360/Agência Câmara)

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) voltou a cobrar do governo a criação da Secretaria de Proteção Animal, conforme prometido por Jair Bolsonaro na campanha eleitoral e reiterado em julho de 2019. Até agora nada foi feito.

Ontem (12), o parlamentar encaminhou uma indicação ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a respeito do assunto. No documento, Célio alerta que, desde o surgimento dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, aumentaram em larga escala os índices de abandono e maus-tratos a animais pelo país.

“O medo, ocasionado em especial pela distribuição de notícias falsas, fez com que milhares de animais fossem largados à própria sorte nos centros urbanos, quando não mutilados, maltratados ou até assassinados por seus tutores”, afirma o deputado. Ou seja, a pandemia intensificou um problema que já era alarmante em todo o país, diz Célio.

Cobranças anteriores

No ano passado, em duas audiências públicas na Comissão de Meio Ambiente, o deputado questionou o ministro sobre este assunto. Na primeira, em 10 de abril, Ricardo Salles descartou a instituição do órgão, alegando que a diretriz do governo era “enxugar a máquina”. Em outubro, o ministro deu uma resposta vaga e disse que a secretaria seria criada se fosse uma decisão do presidente.

No entanto, em julho daquele ano Jair Bolsonaro reiterou a promessa de campanha por meio do Twitter. Em mensagem postada no dia 29, o presidente escreveu que no mês seguinte criaria a Secretaria dos Animais “para atender a esses que nos são tão caros”. No entanto, descumpriu sua palavra.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Bom dia 🌻🌞
    O pior é que com está maldita pandemia, poucas iniciativas são realizadas em prol dos pets.
    Não há nenhum projeto federal e pouquíssimas cidades brasileiras realizam essas boas ações, principalmente em locais mais pobres, onde as classes ricas poderiam ajudar e não o fazem. Afinal os animais não têm culpa de não haver uma estrutura nacional, nos Estados e em muitas prefeituras. Não há políticas públicas voltadas para eles. Metas como castração, vermifugação e vacinação são de caráter obrigatório; os CCZs deveriam estar estruturados para isso. E ainda falta falar da carência de vamos estaduais e municipais.
    É muito difícil lidar com está situação quando apenas protetores e ativistas da causa animal se interessam em dar uma melhor qualidade de vida a esses seres iluminados e divinos. São indefesos e carentes de amor, quando eles mesmos têm muito amor para dar.
    Infelizmente o egoísmo, a arrogância e a ganância imperam hoje.
    A desculpa ridícula pela falta de ajuda é o coronavírus
    E antes, por que nada foi feito ?
    Gratidão 🙏 a todos os protetores e ativistas da causa animal por desenvolverem um trabalho tão nobre 🌹 e lutando incessantemente para que não falte a eles o mínimo necessário que é ração, água, acolhimento, carinho e amor porque isso NÃO TÊM DINHEIRO QUE PAGUE.
    Espero menos egocentrismo e empáfia após o “castigo” do coronavírus.
    TITA TOLEDO
    PROTETORA E ATIVISTA DA CAUSA ANIMAL 🙊🐻🐰🐹🐱🦊🐴🐕🐅🐖

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *