Deputado que votou a favor de rodeios e vaquejadas sugere audiência sobre criação do Dia da Consciência Animal

Foto: Agência Câmara

Em 2019, o deputado federal Professor Joziel (Patriota-RJ) votou a favor do PL 8240/2017, do ex-senador Raimundo Lira (PB), transformado na Lei 13.873/2019, que elevou rodeios, vaquejadas e provas de laço a patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Hoje o que chama atenção é que Joziel assina com o deputado Fred Costa (Patriota-MG), já conhecido no meio da proteção animal e que votou contra o PL 8240/2017, o requerimento 52/2022, que reivindica uma audiência pública para debater na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara a criação do Dia Nacional da Consciência Animal.

Embora Josiel não fosse do Patriota quando apoiou o PL 8240/2017, já que integrava o PSL em 2019, isso não anula seu apoio a rodeios e vaquejadas, e que favoreceu uma lei nociva aos animais.

Talvez o mais importante agora seja saber o que Professor Joziel entende por “animais” quando assina um requerimento em que coloca-se como interessado na criação do Dia Nacional da Consciência Animal ao sugerir uma audiência com representantes de entidades que reivindicam consideração não apenas em relação a cães e gatos.

Inevitável também é pensar que em 2019, ano em que iniciou o mandato, Joziel não hesitou em apoiar rodeios e vaquejadas, e agora, perto das eleições, “dispõe-se a debater sobre o que é melhor para os animais”.

Um abaixo-assinado criado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal na plataforma Change.org está propondo a criação do Dia Nacional da Consciência Animal, a ser celebrado no dia 7 de julho.

“Tem como finalidade registrar o papel da luta em prol dos direitos dos animais e mobilizar a sociedade e o poder público para a reflexão crítica acerca do problema e necessidade de se formular políticas públicas que atendam essa demanda social”, informa a entidade.

Segundo o Fórum Animal, é preciso criar consciência sobre o projeto e depois pressionar para que a data possa ser estabelecida.

“Estudos de percepção de múltiplos consumidores realizados no Brasil demonstram que a população não sabe como os animais são criados na produção animal, e têm conceitos errados sobre a capacidade dos animais de sentir e experimentar o mundo.”

Clique aqui para ter acesso ao abaixo-assinado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *