Documentário brasileiro que expõe relação entre pecuária e bactérias multirresistentes está no YouTube

 Com direção de Gabriel Iorio e Denis Bertoncello, “Bactérias Multirresistentes: Uma Ameaça Invisível” foi filmado no Paraná

Está no canal da organização Proteção Animal Mundial no YouTube o documentário “Bactérias Multirresistentes: Uma Ameaça Invisível”, filmado no Paraná e lançado na semana passada. Com duração de 20 minutos, o filme é dirigido por Gabriel Iorio e Denis Bertoncello.

De acordo com o filme, as bactérias multirresistentes que estão surgindo no contexto da pecuária a partir do uso excessivo de antibióticos, ou seja, para atender a demanda dos consumidores por proteína animal, são uma ameaça silenciosa que está afetando a saúde das pessoas e dos animais, além do ambiente.

“Exames apontam um leque restrito de medicamentos que podem ter algum sucesso no tratamento, ou, o que é pior, identificam total ausência de alternativas para alcançar a cura. O mais alarmante é que a água que bebemos ou os alimentos que consumimos podem estar entre os culpados para essas infecções fatais.”

Em abril, a Proteção Animal Mundial lançou a campanha “Haja Estômago!”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o problema.

“Consumimos muita carne, de manhã (presunto, mortadela, etc), no almoço e no jantar. Consequentemente, a indústria passou a produzir mais animais”, destaca e acrescenta que isso deu origem à criação industrial intensiva de animais, que vivem aglomerados, estressados e são mais suscetíveis a doenças.

Segundo a organização, para mascarar o problema, produtores estão dando aos animais antibióticos como forma de prevenção. O uso indiscriminado mata as bactérias fracas selecionando as fortes e resistentes aos antibióticos, assim originando bactérias multirresistentes.

“Essas bactérias resistentes a antibióticos acabam sendo transmitidas aos seres humanos, prejudicando não só a saúde dos animais, mas também a nossa.”

Clique aqui e leia a matéria sobre bactérias multirresistentes encontradas perto de granjas de suínos no Paraná.

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here