Em “O Cisne”, especismo leva a outro extremo

No curta, dois garotos são cruéis com um garoto que não deseja ferir animais 

O curta “O Cisne”, de Wes Anderson, é uma adaptação do conto de Roald Dahl sobre dois garotos que após serem cruéis com alguns animais não humanos decidem vitimar um garoto – alguém que, jovem como eles, é submetido à análoga inconsideração que eles têm por outros animais, no externar de um vazio moral.

O especismo leva a um outro extremo, que é possibilitado pelo que estava naturalizado em Ernie e Raymond. Quando Ernie ganha uma espingarda, seu desejo é “procurar o que matar”. Ou seja, “não quem”, mas “o quê”, na negação do sujeito e, portanto, da condição de vítima.

Ernie e Raymond matam todos os pássaros que encontram – que não vemos, que depois são expostos como troféus em uma fieira. O que incomoda os dois é encontrar Peter observando pássaros sem o desejo de feri-los.

Peter é a antítese. Empático com as aves, é amarrado como um frango e submetido primeiro a uma situação de quase morte no trilho de um trem. Ao chamar isso de assassinato por tentativa, os outros garotos negam esse reconhecimento, assim como negam como assassinato o que fazem com as aves.

Chamam Peter de “cão de caça”, por usá-lo sob ameaça para seus interesses. Tudo que é feito com ele e que faz referência à animalidade não humana é usado de forma especista para uma tentativa de inferiorização.

No lago, matam a tiros um cisne branco que protegia o ninho, mesmo após Peter dizer que é um santuário de aves – é provável que especialmente por isso, na rejeição ao que deve ser proteção.

“É o quê?”, questiona Ernie, que ignora o que é concreto sobre o santuário, porque para ele há somente animais matáveis, logo nega-se a pensar um espaço como santuário.

A roupa de Peter fica preta, em luto, e ele contesta o que é indiscriminadamente matável para os dois ao dizer que “eles que deveriam estar mortos”. Arrancam as asas do cisne e com barbante prendem-nas aos braços de Peter.

Obrigam-no a “voar” de cima de um salgueiro. Não é um ataque somente à integridade física de Peter – é agredi-lo tanto quanto agredir sua concepção da vida animal não humana. Ameaçam atirar. Peter resiste até não poder. Mais tarde, ele é encontrado como uma ave caída, no quintal.

O filme está disponível na Netflix.

O que é o especismo?

A crença de que por nos considerarmos superiores aos outros animais podemos usá-los de acordo com nossos interesses.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *