Erva-de-pato, uma planta que pode substituir a clara de ovo

A erva-de-pato é uma matéria-prima de alta disponibilidade porque cresce no mundo todo e pode ser colhida diariamente (Foto: Reprodução)

A startup Plantible Foods, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, está investindo no desenvolvimento de pesquisas sobre a erva-de-pato, também conhecida como lentilha d’água e lemna. Segundo a empresa, a planta que se apresenta como uma boa fonte de proteína vegetal, possui proteínas mais completas e mais facilmente digeríveis do que o arroz e a ervilha.

Depois de realizar experiências por processo de extração a frio, a Plantible conseguiu obter uma proteína branca semelhante à clara de ovo, com sabor neutro e livre de alérgenos. O cofundador da empresa, Maurits van de Ven, explicou ao FoodNavigator-USA que a erva-de-pato é uma matéria-prima de alta disponibilidade porque cresce no mundo todo e pode ser colhida diariamente, diferente das plantas de cultivo tradicional.

O objetivo da startup é otimizar a produção e trabalhar com cientistas para desenvolver novas maneiras de incorporar a planta na formulação de alimentos sem ingredientes de origem animal.  Um estudo publicado no Food Chemistry Journal, intitulado “Nutritional value of duckweeds (lemnaceae) as human food” endossa que a planta é uma fonte de proteínas de alta qualidade, com um perfil nutricional de aminoácidos que cumpre tranquilamente os requisitos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A partir da erva-de-pato, já surgiram alguns suplementos em pó no mercado, como o Lentein, da Parabel, que oferece 68 gramas de proteínas a cada 100 gramas. A erva-de-pato é apontada como benéfica ao meio ambiente porque a sua produção não exige modificação genética ou uso de terras agrícolas – apenas uma fonte de água.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *