Ervilha tem maior potencial na indústria de alternativas à carne

Hoje, na indústria de carnes vegetais, por exemplo, a variedade com mais crescente popularização é a ervilha partida amarela, que no Brasil também é conhecida como ervilha canadense (Fotos: iStock/PCRM)

Uma pesquisa concluída e divulgada nesta segunda-feira (16) pela Research and Markets destaca que a ervilha tem um potencial ainda maior na indústria de alternativas à carne e avalia que até 2026 o mercado pode atingir um valor de mais de R$ 26 bilhões.

A estimativa considera o uso de ervilha não somente como proteína isolada, concentrada e texturizada, mas também farinha, amido e fibra na fabricação de alimentos e bebidas. Hoje, na indústria de carnes vegetais, por exemplo, a variedade com popularização mais crescente é a ervilha partida amarela, que no Brasil também é conhecida como ervilha canadense.

A projeção é de que os ingredientes à base de ervilha mantenham uma taxa de crescimento anual composta de 10,1% até 2026. “O crescimento da população vegana e a popularidade dos alimentos à base de vegetais estão resultando em maior demanda por esses ingredientes”, informa a pesquisa.

Também são citados os avanços nas tecnologias de extração e processamento da leguminosa. “A demanda por produtos sem glúten também está contribuindo com a busca desses ingredientes”, garante a Research and Markets.

Proteína é a mais procurada 

Dos ingredientes à base de ervilha, independente de variedade, a proteína continua sendo a mais procurada. Isso tem relação também com maior aceitação e interesse por parte dos consumidores. “A proteína da ervilha tem sabor neutro e uma variedade de aplicações, incluindo também a indústria de alimentos para animais”, informa.

E acrescenta: “Vários países estão agora se concentrando no aumento do processamento de ervilha para aumentar a produção dessa proteína.”

A popularidade dos ingredientes à base de ervilha também deve aumentar na indústria de produtos funcionais, para ampliação de performance esportiva, snacks, panificação e confeitaria.

Maior adesão na América do Norte 

“O mercado de ingredientes à base de ervilha é maior na América do Norte. Estima-se uma taxa de crescimento significativa devido ao aumento da demanda em grandes economias, como EUA, Canadá e México. Os fabricantes de alimentos industriais estão focados no desenvolvimento de diferentes formatos de produtos derivados de ervilhas.”

É notável também que os mercados onde há maior produção e comercialização de alternativas à carne há maior emergência de fabricação de ingredientes à base de ervilha, até pela necessidade de atender a grande demanda da indústria.

O Canadá, por exemplo, continua sendo um dos países que têm dedicado atenção especial à produção de ervilhas para atender a demanda do mercado global.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *