Esculturas homenageiam animais mortos em matadouro na Polônia

Foto: Slawek Ilski

Em Wrocław, na Polônia, um espaço que já abrigou um matadouro que começou a funcionar em 1240 reúne esculturas de animais que eram abatidos no local.

Situadas na rua medieval de Jatki, onde funcionava também um mercado de carne, as esculturas são ladeadas por uma galeria de arte e lojas de lembranças. A histórica localidade é conhecida como Stare Jatki, que pode ser traduzido como “Velho Pecado”.

Os animais foram esculpidos em bronze em 1997 por Piotr Wieczorek e lembram as esculturas criadas no Antigo Egito também em homenagem a animais reduzidos a alimentos e fontes de alimentos.

No antigo matadouro local eram abatidos gansos, cabras, lebres e suínos, entre outros. Ou seja, os animais homenageados nas esculturas de bronze de Wieczorek.

As obras foram financiadas pela prefeitura, com exceção de um galo, que foi concebido depois com ajuda financeira do proprietário do restaurante Pod Zielonym Kogutem.

“Embora as estátuas pareçam fofas, elas são na verdade uma lembrança sombria dos muitos animais que morreram nessa área ao longo dos séculos”, consta no Atlas Obscura.

“Em meados do século XVIII, esse negócio foi distanciado do coração da cidade e substituído por indústrias menos sangrentas para dar a imagem de um ambiente limpo.”

As esculturas estão disponíveis aos visitantes todos os dias.

Foto: Slawek Ilski
Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *