Estudantes da UnB criam animação contra a vaquejada

O vídeo com duração de menos de três minutos foi disponibilizado no YouTube no canal do Gedai

Estudantes de Mobilização Pública e Direitos Animais da Universidade de Brasília (UnB) criaram uma animação intitulada “A Tortura da Vaquejada”. O vídeo com duração de menos de três minutos foi disponibilizado no YouTube no canal do Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades (Gedai), responsável pela coordenação da disciplina.

A animação é inspirada no cordel homônimo também lançado este mês pelo Gedai e que defende em versos que a vaquejada não é cultura. Além disso, apoia uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5728) que questiona a Emenda Constitucional (EC), conhecida como PEC da Vaquejada, e que será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 5 de novembro.

“Entidades que lutam pelos direitos animais em todo o país pedem que a emenda seja declarada inconstitucional, pois a prática da vaquejada é extremamente cruel com os animais, inclusive conforme julgados anteriores no STF”, destaca o Gedai.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Agora, foi de lascar envio querem acabar com a vaquejada um esporte que chega até tirar as pessoas da pobreza ,se acabarem como vai ficar as famílias, pra quem não sabe vários nordestinos se alimentam da própria vaquejada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *