Filhotes de tartaruga-oliva ganham a praia da Marieta (PA)

Alguns precisaram de uma força para chegar ao mar e depois foram acompanhados (Foto: ICMBio)

Na semana passada, filhotes da espécie tartaruga-oliva, ameaçada de extinção, foram soltos na praia da Marieta, na Reserva Extrativista Maracanã, no nordeste do Pará. Foram 21 tartarugas que passaram por checagem das equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da organização não governamental Bicho D’Água antes de serem soltas na praia. Alguns precisaram de uma força para chegar ao mar e depois foram acompanhados. Moradores das imediações, engajados em atividades de preservação ambiental, ajudaram a descobrir os ovos, que foram protegidos de predadores.

Os ovos foram resgatados no dia 5 de junho, durante uma atividade de educação ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na praia Vila do Penha, maior comunidade da Reserva extrativista. A equipe do ICMBio levou os ovos para a praia de Marieta para proteger a espécie de ataques de coletores e predadores naturais.

Na praia da Marieta, residem poucas pessoas, como Domingos do Espírito Santo Filho, famoso na região por ser considerado um guardião das tartarugas marinhas. Foi ele o responsável pelo cuidado dos ovos até as tartarugas serem soltas no mar. Domingos recebeu treinamento dos pesquisadores, aprendendo a manusear os ovos e soltar os filhotes, aumentando as chances de sobrevivência dos indivíduos, e contribuindo para a conservação da espécie.

A equipe da Resex Maracanã, em parceria com a ONG Bicho d’água, visitou as comunidades da Vila do Mota, Vila do Penha e Praia da Marieta. Eles pretendem promover capacitação para o resgate de tartarugas marinhas, cetáceos e outros animais que são capturados nos currais e nas redes de pesca. Na região, há a desova de diversos animais marinhos. As espécies mais comuns na região são a tartaruga verde ou aruanã, tartaruga oliva e tartaruga cabeçuda ou mestiça, segundo o ICMBio.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *