Foodtech de carnes vegetais vence batalha legal contra indústria da carne na Espanha

Painel instalado em Madri em novembro e que incomodou a indústria da carne (Foto: Heura Foods)

Em novembro, a foodtech de carnes vegetais espanhola Heura Foods lançou uma campanha com uma mensagem provocativa: “Um hambúrguer polui mais do que seu carro”, que ganhou um painel gigante no centro de Madri.

A iniciativa que chamou atenção para o impacto ambiental do consumo de carne atraiu atenção de muitos consumidores que passavam pelo local, gerando grande repercussão.

Por outro lado, as associações que representam a indústria da carne espanhola não gostaram da campanha e entraram com uma ação judicial contra a Heura.

No entanto, a alegação de que a foodtech estava disseminando inverdades e induzindo os consumidores ao engano foi rejeitada esta semana pela justiça espanhola.

“Por que não mudar a maneira como comemos?”

O motivo é que toda a campanha da Heura foi baseada em dados já divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e publicados em revistas científicas como Science e Nature.

O resultado foi comemorado pela foodtech espanhola, responsável também por ajudar a divulgar que a pecuária é responsável por mais de 32 milhões de toneladas de CO2 por ano, sendo a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa, seguida pelo setor de transportes.

“Por que não mudar a maneira como comemos?”, sugere a Heura.

Vale lembrar que em 2020 a Heura Foods recebeu o Prêmio Empreendedor do Ano, concedido pela revista espanhola “Emprendedores”. A entrega foi feita ao CEO Marc Coloma.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Pobre indústria da carne, cada vez mais pobre até que desista de vez de pregar no deserto de suas atrocidades, faturando às custas de inocentes mortos. Não era pra gostar mesmo da propaganda indigesta mas verdadeira à favor do Meio Ambiente e do respeito à vida de todas as espécies. Quem bolou o look tá de parabéns. Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *