Frangos são animais incríveis

Frangos têm capacidade de reconhecer até 100 rostos (Foto: Andrew Skowron)

Em quantidade de indivíduos, os frangos são as maiores vítimas da pecuária. Afinal, são mortos dezenas de bilhões por ano. Só no Brasil, mais de 500 milhões são enviados ao matadouro por mês, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Exatamente por vê-los apenas como alimentos, e por serem animais que criados para a produção de carne não vivem mais do que 45 dias, há uma desconexão e grande desconhecimento em relação às características, capacidades e personalidades desses animais.

No entanto, quem decide conhecer um pouquinho sobre a natureza dos frangos, e sem vê-los como produtos, logo reconhece que são animais incríveis, além de considerados um dos mais incompreendidos do mundo – o que, sem dúvida, tem relação com a subjugação deles por meio do sistema alimentar.

“Embora a maioria das pessoas não se importe com eles, os frangos são muito mais inteligentes e sensíveis do que muitos pensam”, afirma a organização Proteção Animal Mundial, acrescentando que frangos têm a capacidade de reconhecer até 100 rostos.

“Além de reconhecer outros animais, os frangos são capazes de reconhecer rostos humanos. Eles associam experiências positivas ou negativas aos rostos e passam essa informação a outros membros de seu bando. Se tiverem chance, os frangos compartilham conhecimentos de geração em geração.”

Canto, comunicação e estruturas sociais

A organização explica que os frangos também têm sonhos vívidos. Eles experimentam o sono de movimento rápido dos olhos (REM). Nessa situação, agem como se estivessem perseguindo alguém enquanto dormem, assim como os cães.

Outra informação interessante é que é da natureza dos galináceos cantarem para seus bebês enquanto eles ainda estão nos ovos e os filhotes cantam de volta – o que também é inerente às aves que exploramos para consumo.

“Os frangos emitem cerca de 30 sons diferentes para se comunicar, expressando desde ‘obrigado pela comida’ até ‘há um predador’”, acrescenta a Proteção Animal Mundial.

Eles também têm estruturas sociais complexas e usam como referência experiências passadas na tomada de decisões para, por exemplo, evitar perigo ou uma situação ou experiência desagradável.

Empatia e inteligência 

“Os frangos representam o verdadeiro retrato do que significa ser empático. Se um animal está machucado, estressado ou até mesmo feliz, outro frango não apenas o compreende, mas compartilha do mesmo sentimento”, garante a entidade.

Além disso, frangos ronronam quando sentem-se felizes e seguros, e são capazes de resolver quebra-cabeças utilizando o bico. “Também existem registros de frangos encontrando guloseimas escondidas sob xícaras.”

Ainda assim, sofrem muitos abusos em nosso sistema alimentar, já que são submetidos a uma vida de privação e sofrimento que termina somente com a morte, quando são reduzidos a produtos disponíveis em açougues.

“Os frangos são sencientes, o que significa que eles experimentam diversas emoções, além de poder sentir dor. Cada frango que é criado em sistemas industriais intensivos tem sua própria personalidade e seus desejos, mas a indústria nega tudo que é natural desses animais inteligentes e sensíveis”, lamenta a organização Proteção Animal Mundial.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *