Governador anuncia proibição das corridas de galgos no RS

A Galgo Livre Brasil acredita que a proibição no Rio Grande do Sul aproxima o país de uma proibição nacional (Foto: RC/Getty)

Ontem (5), o governador Eduardo Leite anunciou que editará um decreto para proibir as corridas de galgos no Rio Grande do Sul. A decisão veio durante reunião no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, que agendou o encontro, e lideranças do Movimento Galgo Livre Brasil, Proyecto Galgo Argentina (PGA) e Trato Ético Animal (Aptehá Uruguay), além do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA) e Brigada Ambiental.

“Um sonho que começou lá em 2018 e junto com PGA Argentina e Aptehá Uruguay estamos comprometidas com essa luta com todas as nossas forças para torná-la realidade. Com os dentes cerrados e o coração quase na mão, hoje dizemos que a contagem regressiva para o fim das corridas de galgos começou no Brasil”, comemorou o Galgo Livre Brasil.

E acrescentou: “O governador disse ainda que, simultaneamente, irá enviar em regime de urgência um projeto de lei com o mesmo conteúdo protocolado pelo deputado [Gabriel Souza] ainda em 2020. A proposta deve ser votada em março, garantindo proteção aos animais utilizados para competições.”

A Galgo Livre Brasil acredita que a proibição no Rio Grande do Sul aproxima o país de uma proibição nacional. Vale lembrar que está tramitando na Câmara dos Deputados o PL 1441/2019, de autoria de Ricardo Izar (PP-SP), que visa banir a prática, apontando, entre as justificativas, múltiplos abusos físicos e psíquicos, o que vai contra o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9605/1995).

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

3 respostas

  1. Proibir as corridas de cães é estupidez, qual vai ser a proxima??? Vão proibir vaquejadas, corrida de cavalos, etc???

    Essas atividades são a principal fonte de renda de cidades do interior, é o que movimenta a economia e turismo local. A corrida de cães só gera mais beneficios a essas cidades.

    Concordo que há maus tratos aos animais, mas isso pq falta regulamentação e fiscalização. As pessoas que machucam e torturam os animais deveriam ser presas e responderem por isso, mas e quem apenas gosta do esporte faz o que??? Isso não é justo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *