Governo canadense anuncia mais investimentos em proteínas vegetais

Foto: Protein Industries Canada

O governo canadense anunciou na semana passada um investimento de US$1,4 milhão no mercado de proteínas vegetais, que faz parte de uma iniciativa que começou em 2018. “O setor de alimentos à base de vegetais está evoluindo para atender à crescente demanda global por proteína”, informa um comunicado do Ministério da Agricultura do Canadá.

O valor será destinado à Big Mountain Foods 2, uma empresa fundada e operada por mulheres que produzem alimentos integrais proteicos e sustentáveis com foco no uso de ingredientes locais.

O investimento que é parte do Programa Agrilnnovate permitirá que a empresa aumente sua capacidade e eficiência de produção. Uma das prioridades é a comercialização de um tofu à base de fava mais rico em proteínas do que a versão tradicional. “É um meio de ajudar a atender às necessidades dos consumidores com alergia à soja e necessidades dietéticas especiais.”

A ministra da Agricultura, Marie-Claude Bibeau, avalia que, com o aumento do número de pessoas no mundo consumindo produtos à base de vegetais, agricultores e a indústria têm a oportunidade de reunir culturas canadenses e inovação para ajudar o setor a alcançar novos mercados internacionais.

“Os canadenses estão construindo operações de tecnologia avançada para aproveitar a liderança global do país em grãos, leguminosas e outras culturas, trazendo novas opções de alimentos de qualidade aos consumidores.”

O ministério também avalia que ao investir no mercado de alimentos à base de vegetais, o governo favorece uma competitividade que é benéfica ao crescimento da produção plant-based.

“Os alimentos à base de vegetais estão crescendo em popularidade à medida que os canadenses procuram cada vez mais opções para incorporar mais variedade em suas dietas. Investir em negócios como o Big Mountain Foods 2 está estabelecendo a posição do Canadá como líder global nesse setor, ao mesmo tempo em que aumenta as opções de proteínas alternativas disponíveis ao consumidor”, acrescenta a ministra.

“Com a ajuda do Programa AgriInnovate, conseguimos lançar o primeiro tofu de fava e livre de todos os alérgenos comuns no mercado canadense e dos EUA. A Big Mountain Foods garantiu uma instalação em Vancouver, na Colúmbia Britãnica, que tem capacidade para produzir mais de dois milhões de unidades por ano de tofu. A nova instalação conta com upcycling, com o objetivo de ser zero desperdício”, frisa Jasmine Byrne, presidente da Big Mouintain Foods 2.

“Estamos orgulhosas de ter desenvolvido um tofu com sabor, textura e funcionalidade semelhantes ao tofu de soja tradicional, e que é mais rico em proteínas.”

Saiba Mais

O Programa AgriInnovate oferece contribuições reembolsáveis ​​para projetos que visem acelerar a comercialização, adoção e/ou demonstração de produtos, tecnologias, processos ou serviços inovadores que aumentem a competitividade e a sustentabilidade do setor agrícola.

O programa faz parte da Parceria Agrícola Canadense, um investimento de US$ 3 bilhões em cinco anos (2018-2023) dos governos federal, provinciais e municipais para fortalecer e expandir a produção sustentável do setor agrícola e agroalimentar do Canadá.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *