Guariba-de-mãos-ruivas é encontrado em plantação na PB

Matraca foi enviada para viver na Reserva Biológica Guaribas, entre Mamanguape e Rio Tinto (Fotos: Gabriela Ludwig/Gerson Buss/Divulgação/ICMBio)

Ameaçado de extinção, um guariba-de-mãos-ruivas foi encontrado em uma área de plantação de feijão e cana-de-açúcar em Matraca, no norte da Paraíba, no mês passado.

O animal foi entregue ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) que o libertou na natureza. Segundo ICMBio, o primata é uma fêmea adulta-jovem, selvagem e saudável, que foi batizada como Mataraca, em referência ao município onde foi encontrada.

A fêmea passou por uma avaliação do seu estado de saúde antes de ser solta na Reserva Biológica Guaribas, entre Mamanguape e Rio Tinto (PB), área natural considerada como adequada para a espécie.

De julho de 2011 a abril de 2019, o CPB contabilizou 37 casos de guaribas-de-mãos-ruivas em dispersão ou em cativeiros ilegais que foram reintroduzidos à natureza na Rebio Guaribas, onde atualmente vivem 40 a 50 primatas da espécie.

Ainda que sejam considerados tolerantes a perturbações e modificações ambientais, os guaribas-de-mãos-ruivas, endêmicos da Floresta Amazônica e da Floresta Atlântica, estão atualmente em situação crítica, porque fazem parte das espécies que sofrem as consequências do Arco do Desmatamento.

Além de sofrerem com a perda de habitat, os guaribas são alvos de caçadores. Por isso a espécie faz parte da Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), sendo classificada como “vulnerável à extinção”.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *