Hambúrgueres vegetais têm atraído mais consumidores de carne

Pesquisa diz que muitos consumidores não estão preparados para deixarem de consumir carne, mas que pelo menos estão se abrindo para as possibilidades de alternar com as versões vegetais (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa concluída e divulgada na semana passada pela empresa NPD Group, de análise de mercado, revelou que os hambúrgueres vegetais têm atraído mais consumidores de carne.

A estimativa da NPD Group é de que 95% das pessoas que compram hambúrgueres à base de plantas são consumidores de carne experimentando novas alternativas. O que é apontado como uma tendência global, já que a disponibilidade é o que atrai esses consumidores.

Nos Estados Unidos, por exemplo, enquanto o consumo de hambúrgueres tradicionais não registra crescimento há muito tempo, suas versões à base de vegetais vêm experimentando aumento no consumo de pelo menos 10% ao ano.

A pesquisa diz que muitos consumidores não estão preparados para deixarem de consumir carne, mas que pelo menos estão se abrindo para as possibilidades de alternar com as versões vegetais; o que também é um indicativo de uma predisposição à mudança e do reconhecimento de que as versões à base de plantas já estão agradando ao paladar de quem não se via experimentando um “substituto de carne”.

A NPD Group defende que as grandes empresas e grandes redes de fast food, que tem uma penetração maior no mercado, também têm contribuído nesse processo de readaptar hábitos de consumo quando incluem em seus cardápios opções sem ingredientes de origem animal – considerando que fácil acesso e praticidade ainda são determinantes para muita gente.

“Embora os vegetarianos e veganos estejam contribuindo para o crescimento do mercado de alimentos à base de vegetais, eles ainda representam uma pequena porcentagem da população e não são os principais contribuintes para o crescimento do mercado”, observam os analistas da NPD.

Hoje, só nos Estados Unidos, pelo menos 18% da população adulta diz que deseja incorporar mais alimentos à base de plantas na dieta, conforme relatório da NPD, o que reforça uma nova consciência de hábitos de consumo bem mais significativa do que nas décadas anteriores.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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